[PSL-Brasil] Doações para a Software Freedom Conservancy

Luciana Fujii luciana em fujii.eti.br
Quarta Dezembro 30 10:01:20 BRST 2015

Oi Paulo e Sandro

On 29/12/15 01:49, Sandro Andrade wrote:

> Veja a lista de serviços:
> https://sfconservancy.org/members/services/
>
> A sfconservancy é a "casa" de projetos importantes tais como o Boost,
> Git, Inkscape, Mercurial, PyPy, QEMU, samba, dentre outros.
>
> Pra onde fazer sua doação significa apenas qual aspecto do multifacetado
> mundo do software livre você deseja estimular :) Se a comunidade que eu
> participo não tivesse sua própria infraestrutura eu fortemente
> consideraria uma afiliação à sfconservancy.

A maioria disso que o Sandro falou é mantido pelos próprios projetos que
pagam para a Software Freedom Conservancy administrá-los. Eles também
executam atualmente o Outreachy, o programa similar ao GSOC, mas com
foco em grupos específicos, e isso é financiado por quem patrocina as
bolsas.

Uma parte da atual arrecadação de fundos é pra manter o funcionamento da
Software Freedom Conservancy. A maior parte vai para continuar o
trabalho de GPL enforcement. Mandei a palestra da Karen porque ela
explica bem porque isso é tão necessário e como as empresas como vmware
ignoram os direitos dos usuários.

Essa é uma diferença fundamental entre FSF e Software Freedom
Conservancy porque a Software Freedom Conservancy recebia dinheiro de
empresas do mundo Open Source antes do processo contra a vmware, mas o
patrocínio de algumas delas foi retirado como retaliação. A FSF tem mais
apoio de empresas. Não é uma crítica a FSF. As duas entidades tem papéis
importantíssimos e complementares. Mas ouso falar que a Software Freedom
Conservancy tem mais dificuldade de conseguir dinheiro e depende mais da
nossa ajuda.

Um abraço,

Luciana Fujii