[PSL-Brasil] o alto custo da liberdade no Brasil

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sexta Fevereiro 13 17:23:26 BRST 2015

Olá Fabianne,

> monopólio sobre um software livre? não entendi, como
> eles conseguiram fazer monopólio de um sistema livre?

É uma questão parecida com o Firefox. A licença utilizado no Firefox
diz que o código é livre (você tem as quatro liberdades)
mas que a marca Firefox é da Mozilla
e você precisa de autorização para utilizá-la.
Isso significa que embora o código seja livre, que eu possá alterá-lo
e distribuí-lo com minhas modificações eu não posso distribuí-lo
utilizando o nome Firefox.

Essa mesma situação existe com o Firefox OS.
Eu poderia fabricar meu próprio dispositivo
e instalar nele o Firefox OS mas eu não poderia chamá-lo de Firefox OS.

Em relação ao fato de apenas a Vivo comercializar aparelhos
rodando Firefox OS, deve-se a contratos comerciais
e o sistema ser pouco conhecido.
Se todo mundo deseja-se um aparelho com Firefox OS
a Mozilla seria a pessoa que daria as cartas mas como esse não é o caso,
ela teve que acabar aceitando as cartas que foram dadas pela
Telefônica/Vivo.

> coloquei em outra mensagem nesta mesma thread, você viu?

Acho que sim.

> uma coisa é só subsidiar gnu/linux, outra é só subsidiar windows.
> subsidia os dois, oras!

Isso envolve política pública e lobby. Tomando como exemplo
o LibreOffice e o MicrosoftOffice.

Algum voluntário apaixonado vai na prefeitura da sua cidade
e diz que pode ministrar de graça cursos sobre LibreOffice,
que ninguém lá ouviu falar ainda, e que com isso
a prefeitura vai conseguir economizar $$$.
O pessoal vai ficar olhando esquisito para esse cara
e provavelmente nada vai acontecer.

Um funcionário da Microsoft vai na prefeitura de uma cidade
e paga para a secretária do prefeito para ter uma reunião com ele.
Na reunião com o prefeito o funcionário da Microsoft
sugere uma parceria entre a Microsoft e a Prefeitura onde
a Prefeitura vai comprar 500 licenças do Microsoft Office
para uso administrativo da Prefeitura e a Microsoft
vai oferecer 5000 licenças gratuitas para os computadores da escolas públicas,
5000 licenças gratuitas da versão online para os alunos da rede pública,
treinamento para todos os funcionários da prefeitura ...

Você vê como que a Microsoft ganha?

Raniere