[PSL-Brasil] Fwd: DIVULGAÇÃO: Questionário para Desenvolvedores de Software

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Segunda Fevereiro 23 21:13:26 BRT 2015


Olá,

Um amigo está realizando este trabalho de sociologia com temática em SL
para sua dissertação de mestrado, e pediu ajuda para divulgar um
questionário voltado a desenvolvedores de SL e proprietário.  Estou
divulgando na lista.  Os detalhes estão abaixo.

Obrigado,

-- 
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36
Please send encrypted e-mail if possible
http://sergiodj.net/


From: Matheus Mello <matheusmello em inventati.org>
To: libreplanet-br-sp em libreplanet.org

Olá,

Você está sendo convidado(a) para participar, como voluntário(a), em uma pesquisa sociológica sobre o trabalho de desenvolvedores de software.

Sua participação é muito importante, pois auxiliará no mapeamento do campo de trabalho em desenvolvimento de software e como suas especificidades influenciam o ambiente e as condições de trabalho.


    * O questionário é destinado a brasileiro(a)s que trabalham profissionalmente com desenvolvimento de software (livre ou proprietário; gratuito ou comercial), sejam desenvolvedore(a)s, programadore(a)s ou engenheiro(a)s de software.

    * Sua participação é voluntária, isto é, a qualquer momento você pode recusar-se a responder as perguntas não-obrigatórias ou mesmo desistir de participar e retirar seu consentimento.

    * Desde já agradecemos sua colaboração e garantimos que sua identidade será resguardada, e que as eventuais divulgações de resultados da pesquisa serão limitadas a eventos e publicações científicas.
   
    * Tanto os resultados finais quanto o banco de dados despersonalizado estarão disponíveis a todos(as) colaboradores(as) e publicados sob uma licença aberta para adaptação de outro(a)s pesquisadore(a)s.
   
    * É esperada uma duração de 20-25 minutos para o preenchimento.


Para responder ao questionário, clique no link abaixo:
https://desenvolvedores.limequery.com/index.php/361631


Pedimos também, por gentileza, para que divulgue para amigo(a)s e conhecido(a)s que trabalham na área de desenvolvimento de software.

Para informações sobre a privacidade e objetivos da pesquisa, consulte abaixo. E para outras dúvidas entre em contato com: matheusmello em inventati.org

Cordialmente,
Matheus Guimarães Mello



OBJETIVOS

Este questionário é parte de uma pesquisa de mestrado em sociologia da Universidade Federal de Goiás, intitulada “Cultura do trabalho de desenvolvedores de software livre". 

Seu intuito é estritamente científico, com os seguintes objetivos:

A partir da sociologia do trabalho, comparar a cultura do trabalho (as formas de organização, cooperação, contratação no trabalho) de desenvolvedores de software livre e proprietário, para saber no que as motivações políticas e culturais do software livre (a ideia de liberdade, de trabalho coletivo, improvisação hacker) influenciam no processo de trabalho em si.

Além disso, compreender a ética de compartilhamento hacker e os processos de socialização e construção de identidades ocupacionais de desenvolvedores de software livre e não-livre.



PRIVACIDADE

O IP não é armazenado no banco de dados. O IP será guardado temporariamente apenas no caso de escolher salvar uma resposta parcial para terminar de responder depois.

A coneção em HTTPS está no modo "forçado", oferecida pelo "limequery.com".

O servidor está na Alemanha, sob jurisdição das leis de privacidade daquele país.

Não é usado Google Analytics ou outra ferramenta de rastreamento de dados.

Um cookie é utilizado apenas para não incentivar que respondentes enviem duas ou mais submissões diferentes de resposta. No entanto, você pode optar por eliminar os cookies de seu computador através do navegador sem prejuízo para a pesquisa.

No caso de ter informado o e-mail para participar de uma segunda parte da pesquisa, esse campo será apagado antes de publicar a versão final do banco de dados. Seu e-mail tampouco será divulgado para outros grupos de pesquisa ou terceiros.



Pesquisador: Matheus Guimarães Mello  - Telefone: (62) 9411-8488  - E-mail: matheusmello em inventati.org
Orientador: Jordão Horta Nunes  -  E-mail: jordao.fchf.ufg em gmail.com
Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás:  Telefones (62) 3521-1075 ou (62) 3521-1076


More information about the psl-brasil mailing list