[PSL-Brasil] Síndrome de Stallman

Ricardo Fabbri rfabbri em gmail.com
Sexta Fevereiro 27 20:07:10 BRT 2015

E ai Anahuac!

Concordo com o geral do que vc falou. Obrigado pelo importantíssimo email à
comunidade.

O principal mesmo é estar com a filosofia em ordem, mas isso é uma busca.
Uma coisa que me vem na cabeça como princípio fundamental para resolver
essa questão é:

*****
Sempre vejamos os lados bons das coisas (e capitalizemos neles para mudar o
mundo).
*****

Eu sinto que no mundo cada coisa tem vários planos de "bom/ruim" ou
qualquer outras tags simultâneas.  Apple é extrema nisso: evil em infinitos
planos, foda em infinitos outros :) E por aí vai. Isso ferra a filosofia
comum da maioria das pessoas hoje, mas a humanidade está melhorando.

Relacionando com um outro ponto que você levantou, acho que é da natureza
fundamental das pessoas experimentar com tecnologias e com ideias, e é
saudável sujar levemente as mãos um pouco. Desde que a direcao principal
(na minha opinião atual, a da FSF) seja mantida firmemente a médio-longo
prazo principalmente, sempre.

Eu digo publicamente (pelo menos por enquanto), sobre minhas opiniões
pessoais a seguir, sem
pestanejar;  podem parecer um tanto radicais sem ser extremista(??), e digo
assim por eu ter depurado elas internamente com carinho ao longo de mais de
2 décadas, sentindo, como os demais colegas aqui, o efeito real de cada uma
na mudança do mundo até hoje. Mas digo elas sempre sabendo que tenho
direito de ter minha visão particular e fazer a minha busca:

Eu digo:  Sallman é foda. Mas também está na sua busca filosófica como dito
acima. Mesmo com todas as críticas sobre a pessoa dele, sei que seu lado
bom é de diamante, e que vou bombar isso ao máximo, espalhando a todos, e
conversando com ele quando possivel.

Eu digo:  GPL é foda. FSF é foda. É o que sinto hoje e a mais de 20 anos de
trabalho sério.

Eu digo:  Linus é foda. Mas também está na sua busca filosófica como dito
acima.

Eu digo:  Bill Joy é foda. Salve Vi. Salve TCP/IP. Salve suas filosofias e
preocupações. Salve ...err... Java? Hum.. Salve o experimento vivo que é o
Java, apesar de ser uma linguagem quebrada tem infinitas idéias importantes.

Eu digo: C/C++ são fodas. UNIX como ambiente de programação é fooooda.
Linux é foda.

Eu digo: Apple é foda? OSX é foda? OSX é saudável em termos de programação.
Quais dos acima também não tem defeito???? O OSX foi importante para
exercitar todo software livre a nao ficar bitolado em um só sistema (por
mais lindo que seja): GNU.

Eu digo: Google é foda. Mas lembre-se sempre dos vários planos de bem/mal
que falei acima..

Eu digo: O melhor ambiente pra se programar é o Linux. Consigo programar
profissionalmente em OSX muito bem e quase igual, e com 99% de software
livre instalado do fonte e facilmente (meu ambiente é grande). Fiz um
experimento e tentei instalar o máximo de software livre no meu OSX - tenho
efetivamente um sistema com ferramentas BSD+GNU coexistindo num dos laptops
e passo meses usando para ver como o usuário sente o sistema, e como ele
está ou não sendo corrompido pela política Apple. Se o usuário é
programador, e é esperto, ele não é enganado. Nós todos sabems, isso de
OSX+GNU é rotina hoje. Mas é um pouco pior que Linux para programador
realmente dedicado (não tem customizações, e é sujo com muitas das partes
proprietárias que podem enganar pobres ingênuos usuários que são muito
"cegos" para se defender da parte ruim disso tudo....).

Eu digo: Tudo é foda em um plano, e é merda noutro. Papo pra uma cerveja de
fim de semana ;-)

Acho que deu pra ter uma idéia de como sinto que se deve pensar na
atualidade,
como quem tenta se preocupar com os planos corretos (isto é, que a gente
sente hoje que são corretos).

abracao,

--
Dr Ricardo Fabbri