[PSL-Brasil] FLISOL 2015 sem Ubuntu

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Quinta Março 12 11:05:08 BRT 2015

Alessandro Silva wrote:

> Olá,
>
> Resolvi repassar essa thread para frente com objetivo de ajudar, pois o
> Ubuntu realmente passou dos limites (tanto do ponto d evista da
> privacidade quanto dos bugs frequentes) mas ao ver o resultado das
> discussões aqui numa lista do RJ, cheguei a conclusão que realmente o
> Anahuac e outros membros da comunidade têm razão ao dizer que O
> MOVIMENTO DE SOFTWARE LIVRE MORREU. Eu queria ter tempo para dar forward
> aqui nos absurdos que acompanhei na lista, mas infelizmente não vai
> rolar. Cada discussão sem pé nem cabeça para justificar as práticas
> [...]

Olá.

Lembram-se do Windows Start Edition, lançado para concorrer com o
sistema GNU no projeto “PC Conectado” do governo federal? O Starter,
pelo que me lembro, era projetado para abrir no máximo três ou quatro
janelas/programas simultaneamente, além de outras limitações artificiais.

Por aqui na lista, a gente chamava a proposta da M$ de “PC Capado”,
oposto aos objetivos de inclusão digital e alfabetização digital.

Pois bem, esse modelo venceu: os “PC Conectado” de hoje são
"esmorredefomes", computadores de tabuleta e outros dispositivos
portáteis que não permitem aos usuários programá-los (isso só é
possível, quando o é, através de outros computadores), limitam a
interação a interfaces tipo “clique-e-babe” (atualmente, “dedadas”) e
facilitam que os usuários se tornem usados de F*k (e outros sistemas de
monitoramento por isca).

É a conectividade generalizada, acompanhada de analfabetismo digital
generalizado.

Sem PC, com monitor, rato e teclado (e/ou alguma outra interface que
permita ao usuário efetivamente controlar o equipamento, e não apenas
selecionar itens pré-definidos a dedadas), qual contato com fundamentos
básicos de informática -- que inclui algo de programação! -- podem ter
os portadores desses dispositivos eletrônicos? Ainda mais com o
maravilhamento pelas gerações Y,Z,etc. que supostamente “nascem sabendo
tudo” o que é preciso saber de informática: dar dedadas e mais dedadas...

Quem engoliu o modelo de uso desses aparelhos aceitou o “PC Capado”.
O software livre perdeu muito nisso.

--
Hudson Lacerda
--

PRÓXIMA APRESENTAÇÃO: 17/03/2015, terça-feira, 20h - Conservatório UFMG
 https://www.ufmg.br/conservatorio/paginas/programacao_agenda_mes.html

- Diaspora* - uma rede social livre e descentralizada
	https://diasporafoundation.org/
	https://diasporabr.com.br/

- O modelo das urnas eletrônicas brasileiras é o mais antiquado e
  obscuro em uso no mundo.
	http://votoseguro.org