[PSL-Brasil] 25/03/2015 - DFD - Document Freedom Day - Dia da Liberdade dos Documentos

ibagaby ibagaby em uol.com.br
Segunda Março 23 16:30:02 BRT 2015


DFD - Document Freedom Day - Dia da Liberdade dos Documentos


Detalhes: http://www.softwarelivre.gov.br/eventos/dfd-documento-freedom-day

Site brasileiro: http://documentfreedom.org.br/
Site oficial internacional: http://documentfreedom.org/


Data: 25/03/2015


10h - Abertura: Deivi Kuhn - Brasília

10h10min - Editar ODF na nuvem ou perecer - Brasília

O cenário de edição de documentos de escritório (texto, planilha, apresentações) tem dado sinais claros de que a convergência desktop + mobile + nuvem + software proprietário ditará a experiência de editar, visualizar e compartilhar tais documentos. Drives, docs e boxes já são termos corriqueiros no vocabulário cotidiano de quem trabalha com edição de documentos de escritório.

No mundo livre, leia-se editores e visualizadores ODF, embora alguns projetos recentes pareçam promissores, as suítes de escritório e as ferramentas de edição específicas ainda não alcançaram um estado em que se apresentem como concorrentes diretas aos grandes atores proprietários de nuvem.

Nessa palestra, tentaremos chamar a atenção da comunidade de desenvolvedores e usuários ODF para as implicações desse cenário que hoje inspira apreensão.

Palestrante: Carlos Ricardo Machado Oliveira

11h10min - Formatos livres para imagens: .PNG, .SVG e OpenRaster - São Paulo

Além dos documentos de escritório, como textos e planilhas, lidamos no dia a dia com centenas de imagens no computador. Para cada uso de imagens temos diferentes especificidades e com isso mudam o formato de arquivo e os dados agregados. Portanto  é vital que seja possível assegurar a longevidade desses arquivos, e possibilidade de intercâmbio de dados entre vários aplicativos. Patentes de Software  e a necessidade do PNG frente ao JPEG e GIF. O formato livre para imagens vetoriais SVG, definido pela W3C. O Formato para intercâmbio de imagens multi-camadas OpenRaster (.ORA). Similaridades do .ORA com o ODF. Metadados das imagens, e como a "nuvem" os coloca em cheque.

Palestrante: João S. O. Bueno
É consultor e desenvolvedor em Software Livre, trabalhando com tecnologias baseadas na linguagem Python e relacionadas a imagens 2D.
É contribuidor do GNU Image Manipulation Program (GIMP) desde 2004.
Atualmente está desenvolvendo um projeto na cidade de Campinas-SP.

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail cisl em serpro.gov.br, diáspora - https://diasporabr.com.br/u/cislgovbr, twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr. Reveja as palestras técnicas editadas no nosso canal do youtube https://www.youtube.com/user/CISLGov .

Endereços:

Endereço: Serpro - Regional Brasília
SGAN Av.L-2 Norte Quadra 601 – Módulo G - Brasília-DF

Endereço Serpro - Regional Socorro
Rua Olívia Guedes Penteado, 941 - Bairro Capela do Socorro


Secretaria do CISL
 


More information about the psl-brasil mailing list