[PSL-Brasil] Recomendação oficial por um FLISOL sem Ubuntu

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Terça Março 24 13:22:16 BRT 2015

Oi, esse relato está equivocado. Comento:

> (...)
> Eis que na sua versão 12.04 descobre-se que a Canonical está coletando
> dados do seu desktop e enviando-os para seus servidores, sem que você saiba
> que isso está acontecendo. Você não foi consultado. Não apareceu uma
> telinha perguntando se você aceitava. Não houve nenhuma interação comigo,
> contigo, nem com ninguém. A Canonical decidiu, de forma unilateral,
> silenciosa e no melhor estilo Microsoft de fazer as coisas, ativar um
> recursos de invasão de privacidade não autorizada. Lindo não é?

A busca da Amazon no Dash surgiu durante uma versão alpha do Ubuntu. Foram
os usuários que testavam a distribuição que viram isso aparecer e como veio
de um update pra outro, ficou controverso. Mas quando a Canonical lançou a
versão 12.04 final, esta saiu até com um "aviso legal" e a possibilidade de
desligar a busca nas configurações, ainda que o default fosse estar ligado.

Ainda é bom comentar que não há nada de "spyware", porque são dados
anonimizados pelos servidores do Ubuntu para a Amazon (apesar de um bug
desse código que no início se conectava direto à Amazon, permitindo que ela
tivesse acesso ao IP - mas não à identidade - do usuário que fazia tal
busca).

Muitos outros softwares livres também enviam dados de diversos tipos para a
"nuvem", sem avisar ou deixar muito claro, principalmente dados de uso mas
não somente eles. Nunca entendi por que tanto bafafá por causa disso.

Engraçada que na avalanche de acusações contra a Canonical por causa disso
teve até quem dissesse que o código da loja da Amazon era proprietário, sem
nem verificar. Só importava acusar a Canonical, independente de ser verdade
ou não.

Deixemos isso claro: uma das maiores empresas de Software Livre do mundo,
> que baseia seus negócios no respeito aos usuários, na transparência, no
> compartilhamento de código decidiu fazer o oposto do que prega. E sem
> combinar nada com ninguém.

Alguma empresa de software livre "combina" com seus usuários os recursos
que vai programar antes de os liberar? Não conheço nenhuma que faça isso.
Por que eles teriam que adicionar esse empecilho burocrático?

> (...)
> Pode-se argumentar que empresas como Cara de Livro (facebook) e Óculos
> (google) fazem o mesmo em uma escala muto maior, (...)

"Google" vem de "googol" (um número muito grande), não de "goggles"
(óculos)...

> Se a Canonical me desse a opção de ativar ou não a tal pesquisa de dados
> no meu desktop eu certamente não teria ativado. Essa opção tinha que ter
> vindo desabilitada, (...)

Na 15.04 virá. Aí dá pra voltar a recomendar Ubuntu ou não?

--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa