[PSL-Brasil] Por um FLISOL Exemplar

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quarta Março 25 01:38:05 BRT 2015

On Mar 24, 2015, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> wrote:

> concordo plenamente Oliva, que exemplos são mais efetivos que palavras.
> Exemplos não são o melhor caminho para a educação, exemplos SÃO
> educação. Por isso eu também faço um singelo pedido a vocẽ e a quem
> mais está falando e pedindo por um FLISOL somente com software livre:
> façam um FLISOL em sua cidade somente com software livre!!!

Seu desejo é uma ordem :-)  Agradeço pelo encorajamento.  Já vinha
conversando aqui e ali, mas sua mensagem me fez ver que o FLISOL está
chegando e que, desta vez, não estou com convites pendentes para
participar em FLISOLs em outras cidades ou países, então, fica fácil eu
me envolver ou até tomar uma frente da organização local.  'tamos aí!

> não somente pra hackers, mas aberto ao público em geral, pra
> instalar computador no computador  da vó que quer falar com
> a neta que mora no exterior.

Esse será o grande desafio.  FLISOL Campinas, nos anos em que tive a
sorte de participar, tem tido muito poucas instalações.  Mesmo quando
realizado em espaços de fácil acesso, boa divulgação, público em geral
da região informada e tudo mais, ninguém ou quase ninguém levou máquina
para instalar, apesar de ter havido ótima presença nas palestras.  Bem
diferente do que vi em Bogotá e, em menor medida, na Cidade do Panamá, e
noutros install fests na Argentina, na Venezuela, e em vários locais do
Brasil.  Não consigo entender por que em Campinas parece que a galera
não se interessa por levar computadores para instalar no FLISOL.  Eu
mesmo costumava me armar de um montão de distros Livres, queimar DVDs,
levar DVD USB e pen-drive, e ficar lá de plantão, mas só no papo.
Embora Campinas seja um polo tecnológico, com um monte de universidades
onde o pessoal tem acesso fácil a Internet pra baixar distros e tal, não
creio que grande parte da população usuária de computadores já esteja
devidamente libertada.  Nem é falta de público no evento, é falta de
computador pra instalar mesmo.  Enfim...  Não vai ser por falta de gente
pra instalar, né?

> sério mesmo, Oliva, por favor, nos dê o exemplo! precisamos disso,
> e sinceramente, acho que você também... ;-)

Não vai ser a primeira vez a dar o exemplo, nem vai ter você lá pra ver,
mas nem por isso vou deixar de fazer (ou estar disponível para fazer)
mais uma vez, né?  Missão escolhida pra vida é assim, né?  ;-)

Taqui uma ideia: que tal a gente montar um hot-line no IRC, pra atender
a instaladores e visitantes de outros FLISOLs, que queiram orientar
visitantes com computadores incompatíveis com Software Livre e não
saibam direito como?  Aí a gente não só difunde a mensagem como ainda
fica com os registros pra quem queira ver o exemplo de como fazer, pra
seguir depois ou não.

Vamos fazer?  Topa batalhar por um FLISOL 100% Livre aí também, ou com
pelo menos um subconjunto dos instaladores trabalhando por um FLISOL
100% Livre, pra entrar na rede de apoio e proteção do FLISOL Mesmo?
(bem melhor que fazer um FLISOL 100% Privativo, né? :-)

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer