[PSL-Brasil] Flisol 2015 com Ubuntu

Thiago Zoroastro thiago.zoroastro em bol.com.br
Sábado Março 28 22:15:42 BRT 2015

"Não deixe a opinião de algumas pessoas ferir a liberdade que tanto se
prega no mundo livre."

Existe um conflito de conceitos: o que o 'livre' refere-se? Para uns uma
coisa, para os outros, outra coisa.

É impossível debater mais quando chega-se a este ponto. Porque a
conclusão que quer-se chegar são diferentes, então deixa.

Fazer o quê? Saber lidar. Os sistemas compilados com GCC continuam sendo
chamados apenas de "Linux", e assim vai, não tem muito o que fazer
quando a teimosia fala alto. Ou porque a desinformação é muito aguda.

Respeitar eu respeito, afinal eu também instalo 'sistemas não-endorsados
mas também não repudiados' pela FSF, mas eu gosto de deixar claro a
distinção e explicar as diferenças, além de não deixar GNU esquecido e
procurar fazer as pessoas entenderem as diferentes práticas empregadas
para os projetos sustentarem-se.

O Stallman já fez a associação do software livre à economia solidária,
que pede NADA, ABSOLUTAMENTE NADA em troca para o usuário usar software
livre[1]. Já as distribuições não completamente livres na concepção da
FSF (Fundação pelo Software Livre) tem práticas mais "conciliativas" com
as lógicas de mercado, ou seja, exige do usuário algo em troca, mesmo
que não seja suficientemente ciente disto.

O Projeto GNU é ideológico. O resto é mercadológico. "Seja Ubuntu, seja
Fedora ou GNU, seja o que for, respeite.”

[1] https://stallman.org/solidarity-economy.pt.html