[PSL-Brasil] GeoServer

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Sexta Novembro 20 10:42:50 BRST 2015

Oi, desculpem-me por entrar neste tópico sem escrever o tópico de
apresentação pessoal minha, mas visto que a mensagem é urgente, tive que
responder agora mesmo (apesar de não poder ajudar muito),

Apenas quero dizer que lamento por não poder ajudar, mas ainda assim,
conforme a documentação que consta no repositório de desenvolvimento do
projeto GeoServer (hospedado no GitHub), o pessoal do GeoServer não
exita em recomendar software não livre para transformar o código fonte
em código objeto (ou seja, para compilar), com a citação direta,
traduzida, e com enfase minha[1]:

"1) Pré-requisitos de instalação [...] GeoServer precisa de um kit de
desenvolvimento de software para linguagem Java, Maven (versão 3 é
recomendada) e Git. Apesar da compilação com OpenJDK 7 funcionar por
ora, a versão 7 do kit de desenvolvimento de software da Oracle ainda é
a RECOMENDAÇÃO. [...] sudo apt-get install sun-java7-jdk maven git"

Sem contar que a mesma documentação fala da possibilidade do Maven
baixar outras dependências (provavelmente processadas ao ler o arquivo
"pom.xml", nos elementos "dependency"), cujas as quais não tenho tempo
de avaliar o código fonte a licença de todas, além de serem muitas, sem
contar que elas podem também ter outras dependências.

Além disso, até onde sei, não há como ter certeza de que o GeoServer é
software livre, visto que ele não foi enviado para análise dos
contribuidores do Free Software Directory[2]. Além disso, pegando como
exemplo APENAS ALGUMAS distribuições livres, ele não consta no
repositório oficial do GNU+Linux-libre Parabola[3] (opcional), não
consta no repositório oficial do GNU+Linux-libre GuixSD[4] (opcional), e
não consta no repositório oficial do GNU+Linux-libre Trisquel[5] (opcional).

Ademais,

REFERÊNCIAS

[1] https://github.com/geoserver/geoserver/tree/master/src

[2] https://directory.fsf.org/wiki?title=Special:Search&search=geoserver