[PSL-Brasil] Comentários sobre a Carta à Presidente Dilma Roussef sobre o acordo com o Facebook

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quinta Novembro 26 12:12:34 BRST 2015

Oi pessoal,

Estou escrevendo este e-mail rapidamente pois meu tempo está um pouco
curto hoje. :D

Apenas quero dizer aos apoiadores do movimento filosófico do software
livre para que façam uma avaliação cuidadosa caso decidam fazer
parcerias com o projeto Ceibal e com o OpenWRT.

No caso do Plan Ceibal, não há como garantir que os computadores
distribuídos ali sejam TOTALMENTE funcionais APENAS com software livre,
visto que, até onde sei, nenhum computador do projeto Ceibal foi
certificado (ou pior, enviado para certificação) ao projeto Respects
Your Freedom da Free Software Foundation[1]. É importante notar,
todavia, que o rigor do projeto Respects Your Freedom pode mudar assim
que for descoberto, PELO MENOS, um software livre armazenado em um
processador secundário separado (por mais que este não possa ser
reescrito pelo usuário) onde atualmente existem hardware que não possuam
tal alternativa[2].

No caso do OpenWRT, já existem provas de que este não é software
livre[3]. Sugere-se usar o LibreCMC[4] (que antes era um projeto
separado e menor, mas que agora se uniu ao projeto LibreWRT que, antes
da união, já era software livre[4]).

Sobre os demais projetos, não posso opinar, não por serem livres, mas
por FALTA de provas a favor ou contra.

REFERÊNCIAS

[1] http://www.fsf.org/resources/hw/endorsement/respects-your-freedom

[2] http://www.fsf.org/resources/hw/endorsement/criteria#fs

[3] https://directory.fsf.org/wiki/Librecmc

[4] http://www.gnu.org/distros/free-distros.html.en

Respeitosamente, Adonay.
Tenham um bom dia.

--
# Assinatura automática
* INFORMAÇÕES E CONTATO: https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
* FORMATOS DE ARQUIVOS ACEITOS (+ PROGRAMA DE COMPUTADOR RECOMENDADO):
** ODF e derivados (http://pt-br.libreoffice.org/);
** TXT (texto puro);
** PDF com fontes embutidas (PDF/A-1 ou PDF 1.4);
** RECEBO áudio e vídeo em geral, exceto FLV, SWF e VOB;
** ENVIO áudio e vídeo em FLAC, OGG e WEBM;
*** Se não conseguir abrir o arquivo, baixe o VLC
(https://www.videolan.org/vlc/);
** SVG e derivados (https://inkscape.org/pt/);
** XCF e derivados (http://www.gimp.org/);
** ORA (http://mypaint.intilinux.com/);
** KRA (https://krita.org/);
** SLA (http://www.scribus.net/);
** BMP, GIF, JPG, PNG, PostScript/PS, TIFF, WEBP;
** SIFZ (http://www.synfig.org/cms/);
** TUP (http://www.maefloresta.com/portal/);
** XGES (http://www.pitivi.org/);
** FLB (https://github.com/jliljebl/flowblade);
** FFD (http://ffdiaporama.tuxfamily.org/);
** NTP (http://natron.fr/);
** BLEND (https://www.blender.org/);
** OSP (http://www.openshot.org/);
** KDENLIVE (https://kdenlive.org/).
* ATENÇÃO: Arquivos não listados acima, serão IGNORADOS, ou será pedido
o REENVIO EM OUTRO FORMATO.
** Em caso de dúvida, PERGUNTE antes de enviar o arquivo.