[PSL-Brasil] ReactOS em software livre

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Sábado Novembro 28 08:28:43 BRST 2015

Mesmo que ele use (ou usasse) somente software livre, a sua missão de
"permitir que as pessoas continuem usando o software proprietário e os
drivers feitos para Windows" mina nossa causa[1]. Logo, ACHO que
qualquer projeto baseado neste será reprovado pelos responsáveis pelo
processo de análise (eu não faço parte deste grupo, estou apenas induzindo).

Além disso, eu gostaria muito que os autores de todos os artigos já
publicados (inclusive aqui do Brasil, onde também se encontram outras
pérolas, como licenças com nome EXTREMAMENTE errado ou incompleto) que
envolvam tanto o modelo de desenvolvimento de software de código aberto
quanto o movimento filosófico do software livre, que fizessem um
"mutirão" para corrigir a definição destes termos seguida por eles, e
que tentassem separar a expressão que geralmente usam para juntar os
dois erroneamente ("software livre e de código aberto"), o que
geralmente resulta em um software NÃO livre de código aberto sendo
classificado com a mesma expressão errônea. As referências para estes
artigos seria inúmeras se eu colocasse todos neste e-mail.

Digo isto pois, apesar do gráfico das categorias de software livre e não
livre estar publicamente disponível na Internet[2], e de ele deixar
claro que um software que é de código aberto mas que priva as liberdades
essenciais ou que depende/recomenda/sugere/ensina um software não livre
É software NÃO livre, NÃO sendo software livre, e muito menos "software
MEIO livre". Assim, ainda temos algumas inconsistências, principalmente
se considerarmos APENAS os brasileiros que TENTAM abordar o tema por
conta própria (NÃO estou me referindo a você Thiago Zoroastro, continue
lendo e você verá a quem estou me dirigindo), como é o caso,
APARENTEMENTE, dos editores da página na Wikipédia portuguesa sobre o
ReactOS[3], que classificam este como software livre, quando na página
inglesa a classificação é diferente[4], apesar de ainda ser muito vaga,
visto que eu faria uma classificação mais completa, como "Software não
livre, MAS de código aberto" ("Non-free, BUT open source software").
Também há a possibilidade de usar o termo "software livre/libre e de
código aberto" ("free/libre and open source software", FLOSS), que
diferente de "software livre e de código aberto" ("free and open souce
software", FOSS) referencia os dois campos políticos de forma
NEUTRA[5][6][7].

REFERÊNCIAS

[1] http://www.gnu.org/distros/common-distros.html.en#ReactOS

[2] http://www.gnu.org/philosophy/categories.en.html