[PSL-Brasil] Vamos ficar sentandos vendo o nosso dinheiro sendo usado para esses impropérios?

Diego Viegas diegofcviegas em gmail.com
Segunda Setembro 7 16:57:42 BRT 2015

Olá Albino e demais,

Não deu resultado não, segue mais abaixo a resposta da CAIXA à impugnação.
Vou apelar à CGU/TCU, inclusive diante do baixíssimo resultado de economia
em face do preço previsto (valor caiu 0,22%).

Mais uma vez, quanto mais pedidos de cancelamento conseguimos protocolar,
maior a chance de algum resultado. Infelizmente creio que a ASL não vai se
manifestar, afinal a CAIXA é patrocinadora...

apenas o blábláblá introdutório do documento >>> NEGRITOS MEUS <<< :::

4    A ora impugnante requer em sintese que seja alterado exigências
técnicas do edital. Alega a Impugnante que ao considerar que existem
requisitos que direcionam a licitação, comprovadamente, é de se
retificá-lo, a fim de que,  no futuro não limite a concorrência,
beneficiando umas empresas em detrimento de outras, ferindo o princípio da
igualdade, bem como o da isonomia, a não alteração do item 3.3.

5    Diante das alegações da ora Impugnante acerca da necessidade de
alteração a área técnica da CAIXA, por meio de mensagem eletrônica,
informou que:

1.1       Foi realizado estudo para esta contratação com objetivo de
compreender a prática de comercialização do fabricante, inclusive dos
benefícios das modalidades de licenciamento, de forma global, praticadas
junto às empresas das esferas privada e pública.
1.2       A denominação dos produtos objeto desta contratação baseia-se na
descrição contida no contrato anterior e o Termo de Referência do edital
foi publicado no Portal de Compras da CAIXA, onde obteve-se as sugestões de
melhoria, inclusive a atualização da nomenclatura dos produtos, prática
colaborativa utilizada no processo de contratação da CAIXA.
1.3       A modalidade de contratação definida pela CAIXA para atualização
tecnológica e up grade dos produtos adquiridos anteriormente (Enterprise
Agreement for Government - EA) prevê alguns benefícios adicionais, dentre
eles, serviços de suporte, apoio técnico e consultoria.
1.4       É importante destacar que a CAIXA tem um parque tecnológico
híbrido, onde é utilizada a grande maioria das soluções descritas no item 7
da impugnação em tela, dentre outras não citadas no referido documento.
*1.5       Ao longo do período de 2004 a 2012 a CAIXA foi uma das empresas
de governo que liderou iniciativas para o fomento ao desenvolvimento e uso
do software livre no País, notadamente no âmbito do Governo Federal.*
1.5.1     Desta forma, a CAIXA alcançou importantes avanços com
significativos ganhos qualitativos e financeiros, como são os casos de
nossas estações financeiras instaladas nas unidades lotéricas que tem os
aplicativos de automação de serviços de jogos e de não jogos rodando sobre
sistema operacional LINUX, assim como a totalidade dos equipamentos de
Autosserviço instalados em nossas agências, salas não contíguas e PAE, ou
ainda nos totens emissores de senhas de atendimento, entre outros,
mitigando a aquisição e manutenção de mais de 100.000 licenças de software.

*1.5.2     Assim, caracterizados os benefícios advindos da utilização do
software livre, notou-se que a sua utilização não se aplica, tecnicamente,
a todas as situações.  *
1.5.3     Há, portanto, bom senso na adoção de tecnologias pela CAIXA,
sendo toda decisão precedida de avaliação técnica, aprovação corporativa
dentro da visão estratégica de resultados, com o que se busca sustentar e
alavancar os negócios da CAIXA.
Redunda que a convivência das plataformas proprietária e de software livre
tem se mostrado a melhor estratégia para a empresa, cabendo destacar que é
também adotada por diversas Instituições, com entendimento de que compete
utilizar o software livre onde for possível e software proprietário onde
for necessário.
*Ademais, a implementação do objeto em grupos/lotes não traria benefício
econômico ao processo, uma vez que os estudos apontaram que a aquisição de
forma completa e em item único favorece a redução nos preços ofertados pelo
ganho de escala e pelo fato do funcionamento dos produtos ocorrer de forma
integrada.*

6    Conforme justificativa estes serviços guardam razoabilidade e
resguarda a CAIXA de prejuízos institucionais e financeiros devido a
hibridez do parque tecnológico. No mesmo sentido, o edital é claro e
preciso no atualização das versões como parte do objeto, comprovando a
economicidade.

6.1    Sendo assim, em uma leitura atenta do edital, observa-se que todos
os pricípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da
igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao
instrumento convocatório e do julgamento objetivo estão presentes.

6.3    Informamos que os procedimentos adotados na condução do processo
licitatório estão rigorosamente em conformidade a legislação vigente.

7    Portanto entendemos que não procedem as argumentações da Impugnante
uma vez que os requisitos são procedentes de estudo mercadológico e
necessidade da CAIXA.

Diego Viégas
diegofcviegas em gmail.com