[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quinta Fevereiro 11 17:35:46 BRST 2016

Olá Paulo,

> Sim, isso de fato é um problema.
> Eu participo do FLISOL desde 2005, quando foi criado, e desde aquela época
> apesar do nome ser "instalação de software livre" as comunidades instalaram
> softwares não livres.

E porque sempre foi assim devemos nos resignar?
Porque, como comunidade não reagimos?

> Ao longo desses anos a discussão a respeito de se instalar softwares não livres
> no FLISOL sempre veio e foi embora. é quase um loop. O próprio Stallman já se
> manifestou sobre isso.
> Minha visão é que o FLISOL é um evento que se instala softwares não livres, a
> realidade cruel é essa. E sinceramente não acredito que uma campanha para agora
> mudar o nome do evento ou uma campanha para se se instale apenas softwares
> livres vá trazer resultado.

Fico muito triste com seu pessimismo. Estamos aqui debatendo o tema na lista do PSL quando isso nunca ocorreu antes.
É um avanço, não é?

> Se nem o Stallman conseguiu convencer as comunidades disso, duvido muito que
> campanhas que promovem a discussão através do embate e da polêmica vai
> conseguir.

O embate a polêmica sevem para fometar o debate. Os encaminhamentos de realinhamento ideológico vem como fruto dele.
Infelizmente a inércia e comodismo originais não parecem ter ajudado em nada, tendo em vista que cada vez mais se instala e parece não haver nenhum problema em continuar instalando software não livre no FLISOL.

Outra coisa é o Stallman. Ele é um ícone, não um estrategista, nem marketeiro. Muito pelo contrário.
Como todos sabem o Stallman tem sido sistematicamente ignorado e deixado no ostracismo por seus posicionamentos puristas e sua inabilidade social. O stallman nãol ter conseguido não deveria ser parâmetro para que nós, como comunidade brasileira não consigamos.

Mais uma vez me entristece seu pessimismo.

> É uma pena, eu lamento, mas o FLISOL é assim.

Eu também lamento pelo FLISOL ser assim. Mas estou tentado fazer algo para mudar essa realidade.

> Por isso eu acredito muito que a realização de um outro evento de install fest,
> com aí sim o propósito de se instalar apenas softwares livres hoje causaria um
> efeito muito melhor.

Essa parece ser uma proposta muito boa, mas não é. Ela segrega os ativistas mais alinhados que serão imediatamente taxados de radicais extremistas. Inevitavelmente surgirá o cara que diz "O que} não vai nesse evento não, os caras são xiitas... deixa para ir no FLISOL que os caras são de boas e deixam tudo funcionando... até o moonlight e o steam!"

A proposta de separar os eventos, deixando o FLISOL imune à critica não ajudará em nada, apenas criará mais confusão e o mais provável é que será um retumbante fracasso. Somos poucos ativistas e devemos unir forças buscando um realinhamento ideológico que foi perdido.

> Eu já sugeri no grupo do actor por exemplo fazer um install fest dentro do
> Software Freedom Day que acontece em setembro.
> Mas algumas pessoas querem gastar energia tentando mudar o FLISOL...

Mudar o FLISOL não. Mudar as pessoas que o fazem. E perceba que não é uma grande mudança: é fazer aquilo que é certo.

Confesso que a sua abordagem me surpreende e me entristece demais.

> Abraços,

Saudações Lives.

> --
> Paulo Henrique de Lima Santana
> Curador de Software Livre da Campus Party Brasil
> Membro da Comunidade Curitiba Livre
> Fone: +55 (41) 9198-1897
> Site: http://www.phls.com.br
> GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450

Anahuac de Paula Gil

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br