[PSL-Brasil] RETROCESSO: Decreto de Dilma revoga Comitê de Implementação de Software Livre

Claudia Costa claudiac em softwarelivre.org
Sábado Fevereiro 13 21:34:43 BRST 2016

Realmente ninguém viu a sequência de eventos de ti:
Pl215 e agregadas, MPOG voltar a usar Outlook,  largar o expresso,  o boato das fusão das empresas de Tic (estão fazendo um acordo de colaboração de usarem a mesma infraestrutura) e para finalizar a obra o decreto do retrocesso. Com o cisl já usavam M$, agora se vacilar até os servidores voltam a ser proprietário,  eu não duvido!

E é verdade,  pouco comentado!

----- Mensagem original -----
De: Francisco José Alves <laranjatomate em riseup.net>
Para: psl-brasil em listas.softwarelivre.org
Enviadas: Sat, 13 Feb 2016 21:13:39 -0200 (BRST)
Assunto: Re: [PSL-Brasil] RETROCESSO: Decreto de Dilma revoga Comitê de Implementação de Software Livre

Bom dia, colegas.
Estou achando estranho ter pouca gente discutindo o retrocesso da
política de implantação de software livre na administração pública
federal.
Lembro-me de que isso começou com Olívio Dutra, em 1999, quando assumiu
o governo gaúcho, e que essa ideia ganhou simpatia de parte do PT,
levando a iniciativas que tentaram levar o uso de softwares e formatos
abertos no primeiro mandato de Lula.
Durante o segundo mandato de FHC e o primeiro de Lula eu estava na
faculdade, tentando divulgar o software livre para quem está fora da
"torre de silício" dos cursos de Computação e Engenharia Elétrica. Ia a
eventos do DCE-USP (lá sou conhecido como Zeppelin) e da UNE para tentar
levar essa discussão a alunos(as) de todos os cursos superiores. Também
tentei falar com vereadores e comum consórcio intermunicipal.
Atualmente, tento fazer o mesmo no sindicato da minha categoria. Às
vezes sinto-me um Don Quixote lutando contra turbinas eólicas, mas não
quero desistir.
Nos últimos anos porém, estive um pouco afastado de grupos ligados a
software livre. Estou me atualizando técnica e ideologicamente. Gostaria
de saber mais dos colegas vossas impressões e opiniões sobre o fracasso
da migração para software livre no governo petista. Fico com umas
hipóteses:
*Nós alunos(as) de Exatas temos que aprender com os barbudos das
Humanidades, dos sindicatos e dos partidos de esquerda a nos
mobilizarmos (aproveitando a oportunidade para apresentar-lhes o
software livre)?
*Os gigantes do softwares proprietários teriam molhado a mão dos
governantes petistas para eles retrocederem? Teríamos um "Proprietarião"
por descobrir, após o Mensalão e o Petrolão, caso a revista VEJA fosse
simpática à causa? Depois que o PT deixou de ser o cavaleiro paladino
defensor da ética e da moralidade eu espero qualquer coisa.
*Os petistas nomeados e os burotecnocratas concursados teriam desanimado
por outro motivo? A trombada com interesses teria dado-se de outra
forma?

O que vocês(nós) devemos fazer?
*Entregar cartas abertas? Ficar convidando Dilma para ir ao FISL?
*Colocar cartazes e faixas sobre software livre em manifestações? Só nas
coxinhas? Nas petralhas também? Nas duas?