[PSL-Brasil] Os simuladores das autoescolas rodam softwares livres?

Marcio Junior Vieira marciojv em gmail.com
Segunda Fevereiro 15 02:17:39 BRST 2016

Olá Francisco ,

trabalhamos amplamente em projeto de simuladores do Brasil, e posso
afirmar que existe seriedade no trabalho desempenhado pelas empresas que
tive contato e suas afirmações ou dúvidas são mais por falta de
informação sobre os simuladores, que muitas vezes não são divulgadas ou
são simplesmente juldagas sem aprofundamento no assunto. vou tentar
ajudar com uma parcela pequena de informação do que conheço!

Em 14-02-2016 16:43, Francisco José Alves escreveu:
> Bom dia, colegas.
>
> Apesar de já ter quase o dobro da idade mínima para ir à autoescola,
> estava matutando numa questão aqui:
> O simulador de direção, agora obrigatório nas autoescolas, não passa
> dum videogame gigante, com um joguinho onde o objetivo não é correr
> loucamente, mas sim dirigir com calma.
Não é simplesmente um jogo! é um simulador, existem diferenças e
semelhanças não há porque desmerecer o que ele realmente é !
https://pt.wikipedia.org/wiki/Simulador

> Esse jogo é software livre? As especificações do hardware são abertas?
Não! mas alguns ambientes usam tecnologias open source! mas não
embarcado no hardware nos que conheço! comunicadores externos!

> Como foi a licitação? Uma empresa venceu e vendeu mais uma caixa preta
> da qual todas as autoescolas do País dependem? Ou foram estabelecidas
> normas e exigências técnicas que permitissem que qualquer empresa
> construísse um simulador, que poderia ser homologado pelo Inmetro?
Não há licitação basta atender as necessidades e atender as exigências e
terá livre mercado para concorrer!

Aí ficamos com os velhos "Quem garante que não tem nenhuma "treta" no
softare? Quem garante que a dinâmica veicular está corretamente
simulada? Quem garante que está simulado determinado modelo de carro de
forma a favorecer determinado estilo de direção, determinado fabricante
ou ainda fazer as pessoas tomarem mais 'bomba' no exame?"

O detran de sua região é responsável por isso na homologação!

> Alguém sabe como foi esse processo?

Sei!  posso afirmar que qualquer um pode montar um simulador e tem
diversas empresas brasileiras e estrangeiras já fazendo isso a muitos
anos, antes mesmo de qualquer obrigatoriedade.
leia este para todas suas informações sobre Homologação aqui
http://www.denatran.gov.br/homologacaosimulador.pdf

> Se existisse um movimento social pelo Software Livre, da mesma forma
> que há pelos animais, mulheres, negros, meio ambiente, GLBT, sem
> terra/teto, atingidos(as) por barragens, etc.; seria o caso da
> molecada de 18 anos fazer um "doce", se recusando a matricular-se em
> autoescolas? Ou pelo menos fazendo um pouco de barulho e adiando esse
> processo? Irmos à porta de algum órgão federal fazer manifestação ou
> entregar-lhes mais uma carta aberta?

Eu acho que o Simulador ajudar diversas pessoas no processo de
aprendizado de transito , mas o protesto é um direito de quem se sinta
prejudicado!

> Acredito que o fonte do software do simulador, bem como suas
> especificações de hardware, podem ser solicitados com base na Lei se
> Acesso à Informação, alegando que o/a cidadã(o) não deve ser
> obrigado(a) a interagir com softwares "caixa preta" na sua vida civil
> e para conquistar determinados direitos (no caso, o de dirigir
> veículos automotores) na sua interação com o Estado.

A lei de acesso a informação não foi criada para controle de fontes de
software e além do más as empresas de simuladores não são publicas!
http://www.acessoainformacao.gov.br/assuntos/conheca-seu-direito/principais-aspectos/principais-aspectos

> O que vocês acham? Faz sentido?

quem sabe alguém desenvolve um modelo de negocio para um Simulador com
hadware e software aberto!

No mais é isso! espero ter ajudado! não posso comentar mais por estar
sobre confidencialidade, mas a informação e publica basta busca-las
antes de atirar !

um grande abraço!