[PSL-Brasil] Lançado FreeBSD 11 (oficialmente)

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quinta Outubro 13 21:44:35 BRT 2016

Respondendo ao nosso colega Sr. Inuzuka:

De fato, minha intenção era alertar apenas ao fato de que o FreeBSD não
é uma distribuição de sistema livre, não querendo expressar raiva ou
desrespeito.

Em tal ocasião, minha mensagem objetivava ser breve (devido ao pouco
tempo que me restava) e ao mesmo tempo informativa.

Ademais, não coloquei referências para todo o resto que falei em tal
mensagem pois assume-se que todos aqui já leram pelo menos uma vez os
artigos principais do nosso movimento, principalmente no tocante a
recomendação de software não livre ao público.

Agora, se esta fosse uma lista de e-mails "-dev"/"-devel" para um
projeto visando fazer um FreeBSD "livre" (com outro nome, lógico), então
o anúncio dado pelo nosso colega seria aceito. "Por que?" Pois o
público-alvo (inscritos na lista) seriam apenas pessoas interessadas em
uma coisa: providenciar um software livre (ou melhor, neste caso: uma
distribuição de sistema livre) capaz de substituir o não livre
(FreeBSD).

Alguns dos softwares livres mais usados atualmente surgiram desta
prática de substituir o não livre e, inclusive, tiveram ou ainda têm
de/que usar o não livre como base. Até mesmo o projeto GNU em si teve
que ser testado com software não livre em seus anos iniciais.

A diferença está, novamente, no público-alvo das recomendações
envolvendo software não livre. Existindo diferença entre:

a) Recomendar/anunciar o lançamento de uma nova versão do Ubuntu na
lista de e-mails geral do Trisquel.

b) Fazer o mesmo na lista de e-mails de desenvolvimento do projeto
Trisquel.

c) Fazer o mesmo na lista de e-mails de desenvolvimento do gNewSense
(nota: provavelmente seria fora de tópico).

Sendo que apenas uma das alternativas é recomendável.