[PSL-Brasil] Lançado FreeBSD 11 (oficialmente)

Rodolpho Eckhardt rod em lpho.de
Sexta Outubro 14 02:09:18 BRT 2016

On 20:54 Thu 13 Oct     , Jeison Pandini wrote:
>E o Adonay... tem razão também, é claro. Se nosso entendimento aqui na
>lista é que a expressão "Software Livre" é a mesma que está definida
>no site da Free Software Fundation e que o FreeBSD não se encaixa
>nesta definição, logo ele não é Software Livre, logo fugiria do escopo
>da lista.

O ponto de debate é exatamente esse.

O FreeBSD é distribuído com a licença BSD de 2 cláusulas (ou licença do FreeBSD)
que é sim uma licença de software livre aceita pela FSF:
http://www.gnu.org/licenses/license-list.html#FreeBSD

Então, a meu ver, FreeBSD é tão software livre quanto qualquer outro software
GPL por exemplo, por respeitar as quatro liberdades definidas pela FSF.

A questão é que é possível (não obrigatório) usar firmwares distribuídos em
forma binária (BLOBs) com um sistema FreeBSD. Da mesma forma como é possível
utilizar softwares proprietários em um sistema FreeBSD (ou mesmo em um sistema
linux-libre, por exemplo Chrome). Isso tornaria o sistema menos livre?

De novo, a meu ver, não, pois a definição de software livre não inclui a
"impossibilidade de operação de um software não-livre". A escolha de utilizar
um firmware proprietário, ou um aplicativo de userland proprietário, é do
usuário.

Portanto, enquanto FreeBSD foi distribuído com uma das licenças aprovadas
pela FSF, não vejo como seria off-topic.

Abraços!
--
Rodolpho Eckhardt
<rod em lpho.de>