[PSL-Brasil] Recomendação de loja de música sem DRM

Jorge P. de Morais Neto jorge+list em disroot.org
Domingo Junho 23 08:19:34 BRT 2019

Bom dia pessoal.  Eu queria adicionar um punhado (≃ 10) de músicas
excelentes à minha pequena coleção.  Eu até tenho acesso a um plano
privativo de streaming de música (plano família) mas nunca uso por ser
imoral: privativo e cheio de DRM.  Ao mesmo tempo eu evito violar a
legislação de monopólio autoral[1][2].  Então o jeito é comprar.

Claro que só compro música sem DRM.  Infelizmente os sítios que conheço
de compra de música rodam javascript privativo e exigem identificação,
revelando ao Grande Irmão que eu comprei acesso a cópias das músicas.
No entanto, pelo menos ele não sabe quantas vezes, quando e onde eu as
escuto, e eu posso escutar com software livre de minha escolha.  Então,
vocês podem me recomendar onde comprar música sem DRM (requisito
obrigatório) e com um bom balanço entre preço, abrangência (possuir as
músicas de grandes bandas) e ética?

1: Eu procuro seguir a lei exceto se isso causar grave violação de
   direito.  No caso em pauta, na minha opinião, o preço de ≃ 10 músicas
   é acessível e a necessidade de me identificar para comprar não
   justifica violar a lei.

2: Se você não entendeu porque eu chamo de "monopólio autoral",
   recomendo ler
   https://www.gnu.org/philosophy/misinterpreting-copyright.html.
   Tem versão em espanhol:
   https://www.gnu.org/philosophy/misinterpreting-copyright.es.html

Abraço
--
- Serviços digitais acessíveis baseados em tecnologia livre e que
  respeitam o usuário: https://disroot.org/