[PSL-DF] Reunião do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre

Fabiana goa fabiana.goa em gmail.com
Quinta Dezembro 4 17:15:33 BRST 2014

Oi Paulo, reconhecer o problema é legal, mas não resolve ele ;-)

Waldeyr,

>  Conheço várias mulheres que trabalham com SL, mas sua observação é
> pertinente: elas são mesmo minoria.
>
>  Anualmente temos aprovado projetos no CNPq para incentivar o ingresso de
> mulheres na tecnologia e engenharias. Alguns debates interessantes têm
> ocorrido e algumas ações têm sido executadas pelo nosso grupo aqui na UnB
> com os projetos: Meninas na Computação e Meninas na Engenharia.

Legal! Gostaria de conhecer esse projeto se possível. Muitas vezes o
problema é que os educadores de tecnologias são na grande maioria homens,
as turmas são predominantemente masculinas então, como acolher mulheres e
garotas nos cursos mais tecnológicos? Outro ponto é que as universidades
que formam turmas na área de tecnologia estão mais voltadas ao mercado de
trabalho do que aos aspectos mais filosóficos ou humanos - digamos assim -
e a lógica de mercado é mais direcionada a competição do que a colaboração,
e este é um problema na promoção da equidade de gênero na tecnologia,
aliás, acho que esse é um problema inclusive para o investimento em
inovação, pesquisa e desenvolvimento de software livre.

>  Tem um grupo em Goiânia também de uma colega, a Christiane: É o \mnt
>  (meninas na tecnologia)

super legal!

>  Vale a pena levantar essas questões. Temos depoimentos
> interessantíssimos de mulheres que trabalharam com tecnologia nos anos 70.
> nesta época era tão escassa a mão de obra que “aceitavam qualquer” pessoa,
> independente do gênero. Mas a mão de obra feminina não é tão bem vista em
> nosso país e no mundo todo na verdade, e foi gradualmente sendo
> marginalizada na tecnologia também.

Conversei recentemente com um colega que é prof da UNB, não sei se ele está
na lista, mas a ideia é formar uma turma de rails primeiro para garotas e
depois para tod em s, mas com um toque ativista do software livre, ta
começando mas estamos indo.

A propósito, quantas garotas aqui na lista?

>  Ótima discussão suscitada.

Tamo ai :-)

abraços

>  IFG - Formosa
> Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico
> waldeyr.mendes em ifg.edu.br
> +55 61 3642-9450
>

>  On Dec 3, 2014, at 7:21 AM, Fabiana goa <fabiana.goa em gmail.com> wrote:
>
>  Nossa. Será mesmo que não tem nenhuma mulher trabalhando com software
> livre?
>
> Não da pra falar de filosofia de uso de sl se a gente não consegue rever
> uma coisa tão básica como equidade de gênero.
>
> Abs
> Goa

---
fabiana goa
---
"omnia sunt communia"

DIASPORA* .juntadados.org

"O passado... mesmo que você o esqueça, ele continuará mexendo seus
pauzinhos."
J. Constantine