[PSL-DF] Software Freedom Day DF 2014

guto carvalho gutocarvalho em gmail.com
Quinta Setembro 11 09:49:13 BRT 2014

Estou por fora dessa confusão, mas como entrou na minha caixa postal e me
irritou bastante, resolvi usar pelo menos dois neurônios que eu tenho (o
TICO e TECO) para investigar isso a fundo.

Pelo que li e vi nessa wiki, o Software Freedom Day é parecido com o
FLISOL, você se inscreve e participa na sua cidade, não há limite para
eventos em uma mesma cidade, em vários outros locais do mundo tem mais de
um evento em uma mesma cidade.

Na Nova Zelândia e Burkina serão 3 na mesma cidade, por exemplo.

Nos links abaixo vocês podem ver que é um evento Mundial e que não nasceu
no Brasil e nem em Brasília, muito menos em qualquer universidade candanga
que esteja tentando se apropriar do nome.

=> softwarefreedomday.org/en/sfd

=> en.wikipedia.org/wiki/Software_Freedom_Day

Vamos ao SOBRE no site deles:

*˜SFD is a worldwide celebration of Free and Open Source Software (FOSS).
Our goal in this celebration is to educate the worldwide public about the
benefits of using high quality FOSS in education, in government, at home,
and in business -- in short, everywhere! *
*The non-profit organization Software Freedom International coordinates SFD
at a global level, providing support, giveaways and a point of
collaboration, but volunteer teams around the world organize the local SFD
events to impact their own communities.˜*

Veja o parágrafo que fala sobre visão e objetivos:

*"Our vision is to empower all people to freely connect, create and share
in a digital world that is participatory, transparent, and sustainable."*

*Objectives*

*1 To celebrate software freedom and the people behind it*

*2 To foster a general understanding of software freedom, and encourage
adoption of free software and open standards*

*3 To create more equal access to opportunities through the use of
participatory technologies*

*4 To promote constructive dialogue on responsibilities and rights in the
information society*

*5 To be inclusive of organizations and individuals that share our Vision*

*6 To be pragmatic, transparent, and responsible as an organisation*

Quem puxou a fila e fez o primeiro em 2004 foi a linux.com e depois disto
vários voluntários ao redor do mundo organizaram localmente esse evento.

Edervaldo Ribeiro e Lucas Mossad, isso está a um click de distância no
Google, podem pesquisar para que a informação lhes ajude a compreender que
esse evento não tem dono.

Pelo que li e pelo que vi, suas acusações são infundadas e a forma que
vocês abordaram o assunto na lista foi infantil e desrespeitoso com todos
nós que assinamos esse serviço.

Pensem mais antes de escrever com o fígado e resolvam seus problemas
pessoais fora da lista.

E eu ainda quero crer que vocês não fazem parte do corpo de professores da
FAJESU pois isso não é postura de um profissional de educação, não é
postura de uma instituição de ensino ou minimamente de um ser humano que
sabe viver em comunidade.

Sem mais,
Guto Carvalho

[s]