[PSL-DF] 2015 chegou, como ficamos?

Sady Jacques sady em softwarelivre.org
Quinta Fevereiro 26 23:44:08 BRT 2015

Diego e demais:

- Já fiz algumas considerações que considero básicas e que pretendo
reiterar, mas sempre há detalhes ou dúvidas e entendo necessário
esclarece-las.

Retornei de férias com a família nesta segunda-feira e confirmei nossa
presença (minha e do Ricardo) na reuniao do PSL-DF sugerida para o dia 07.

Nos próximos e-mails, vamos aos detalhes, buscando ganhar tempo e
entendimentos para tornar objetiva e produtiva  para o movimento nacional
de SL, nosso encontro da semana que vem.

Para iniciar, faço questão de dizer que no meu entendimento, a ASL.Org é o
"braço executivo" do Projeto Software Livre Brasil - PSL-Br e este,
enquanto movimento, é o conjunto dos PSL's estaduais, criados desde o
início em todos os 27 estados da federação e, existentes até hoje, alguns
de forma ativa, outros de forma "latente", seja por crescimento do
ecossistema, seja por estagnação do mesmo.

Os PSL's, enquanto núcleos do movimento nacional, não são instituições
jurídicas, mas animam o debate sobre o SL, organizando eventos e ações
fundamentais para a promoção do tema, desde o esclarecimento básico à
possibilidade real de geração de trabalho e renda.

São, portanto, as "células vivas" do nosso movimento, talvez células
"nervosas" pela capacidade de geração de "sinapses" em relação ao tema.

Eles tem um papel fundamental, complementado pela ASL.Org no campo
institucional, com as limitações naturais de um movimento pouco hierárquico
e burocrático, condizente com a natureza de colaboração e compartilhamento
do SL.

Este movimento pode ter um futuro surpreendente, na minha opinião, desde
que consideremos o que anotei no texto disponível no meu blog, o qual
recomendo a leitura para avançarmos no debate:

http://softwarelivre.org/sady/blog/o-proximo-passo-desenvolvimento-economico-nacional-com-software-livre

Abraços,

Sady Jacques
Coordenador Geral

Associação Software Livre.Org
www.softwarelivre.org

Integrante da Rede Internacional de Software Livre
www.risol.org

(51) 8213 5999 (51) 9913 3213