[PSL-DF] Administradores desta Lista

Sady Jacques sady em softwarelivre.org
Quinta Janeiro 22 16:20:33 BRST 2015

Caros, peço compreensão pela demora, não vou entrar em detalhes, mas não
consegui responder antes.

Já em 17 de dezembro, Pastore havia me "cutucado", ao que eu compus
resposta que segurei até o ingresso nesta lista. Depois disso, outras
urgências me tomaram a atenção... Estou repassando o que escrevi à época e,
a partir daqui, procurarei dialogar com mais frequência com todos:

Pastore, *li toda a thread e digo que está corretíssima.* Já solicitei
ingresso para conversar com os integrantes, estou aguardando a aprovação.

Houve movimentos da ASL na tentativa de angariar o apoio do Sindpd-DF para
o PSL-DF, que não foram devidamente informados e que poderiam ter evitado o
ruído todo.

Quisemos terminar o ano avançando na construção da cooperação com eles, com
textos propostos pelo Castro e examinados às pressas por mim, até porque
eram textos-base, sujeitos a modificações coletivas, como dissemos e está
gravado.

Sinceramente, pensei que o diálogo entre vários atores do PSL-DF estivesse
melhor. Alguns sabiam do acontecimento e poderiam ter postado na lista,
socializando com os demais. A ASL não tem o hábito de postar nas listas
diretamente. A divulgação foi feita através do Portal SL.Org e através de
jornal local. O prazo foi inferior a 7 dias, porque era quando eu tinha
disponibilidade de estar em Brasília e porque a iniciativa visava dar o
pontapé inicial numa segunda fase de atuações do PSL, que poderia ser
construída em parceria com o Sindpd-DF. Nada estava "fechado", dependeria
do grupo, que apesar de pequeno, deu novos encaminhamentos. Se a intenção
fosse impor documentos e ações, na precisaria haver assembleia. Como foi
dito, um convênio entre duas instituições jurídicas depende somente de suas
diretorias. Nós queremos dar ao PSL-DF novas condições de atuação, porque a
ASL sozinha não tem recursos para isso.

Sei que o Sindpd-DF tem suas controvérsias, mas quem não tem? Os atores
diretamente envolvidos são pessoas sérias e históricas nos movimentos
sindical, partidário (isto não é demérito, o espaço é para todos os
partidos que apóiam o SL), e do PSL, também.

Só não podemos fazer confusão: a Fenadados e os sindicatos só recentemente
perceberam a importância deste assunto, porque alguns de nós, entre eles o
Castro, Tavares, Ricardo Fritsch e eu, temos insistido muito na
aproximação, porque acreditamos que todos podem se beneficiar disso... Para
o Sindpd-DF, este mundo é novo e de certa forma, desconhecido... Se formos
muito reativos, eles perdem a motivação para o diálogo e todo diálogo nos
ajuda e é necessário.

Para dar uma ideia, estou quase sensibilizando a direção da Fenadados a
migrar tudo para SL, dando o exemplo para todos os sindicatos filiados a
ela em uma dúzia de Estados e, mais ainda, podendo pautar essa discussão
inclusive na CUT Nacional, a partir deste processo... Portanto, o que quero
dizer é que o "caso de uso" PSL-DF pode ser protagonista de um grande "caso
de sucesso" para o Brasil todo, mas precisamos aparar as arestas e acalmar
os ânimos.

Uma coisa eu posso garantir: os PSL's tem todo o meu compromisso de apoio
em tudo o que for possível para que possam ampliar suas ações e o nosso
movimento em nível nacional. E tem, também, todo o zelo necessário para que
possam fazer isso com a maior participação possível, democracia interna e
colaboração de todos os interessados.

*Proponho que retomemos o diálogo, de forma propositiva, com as colocações
em pauta das necessidades e das sugestões de ação, para que continuemos o
avanço do SL no DF.*

Abraços,

Sady Jacques

(51) 8213 5999 (51) 9913 3213

Em 17 de dezembro de 2014 11:27, Paulo Pastore <pfpastore em gmail.com>