[PSL-DF] Slack: várias opções livres para você usar no lugar dele

Luis Listas lfl em soeiro.com.br
Quinta Julho 28 12:30:52 BRT 2016

Pessoal

Vejo (com certa tristeza) muitas pessoas ligadas ao movimento de software
livre aderirem à ferramentas proprietárias que vão contra os princípios do
software livre. às vezes isso acontece por desconhecimento, por estar "na
moda" ou outros. Por isso, estou indicando algumas opções viáveis, reais, e de
excelente qualidade para substituir o Slack em seus projetos!

 ;-)

Alguns exemplos:

Ferramentas centralizadas:

- Mattermost (compatível com aplicações para o slack, inclusive)
https://www.mattermost.org/

- Rocket.chat
https://rocket.chat

Melhor ainda, algumas ferramentas federadas (os servidores comunicam entre
si):

- Vector (um excelente cliente do Matrix para todas as plataformas, inclusive
as móveis):
https://vector.im/
http://matrix.org/

- Conversations (cliente XMPP com criptografia que funciona)
https://conversations.im/

Melhor ainda são as ferramentas descentralizadas, que não precisam nem de
servidores:

Twsiter (uma alternativa livre, e 100% distribuída para o Twitter, com direito
inclusive a grupos de chat criptografados, encurtadores de URLs, etc).

http://twister.net.co/

(Se alguém mais instalar o twister, pode me procurar por lá)