[PSL-DF] FormDin FrameWork PHP e Software Público Brasileiro

Reinaldo A. Barrêto Junior bjverde em yahoo.com.br
Sexta Julho 13 12:09:37 BRT 2018

Olá Pessoal,

Sim estou muito sumido mesmo das listas, tem alguns anos.

E-mail Resumido:

Existe o FormDin Framework em PHP no Portal Software Público Brasileiro. Ele é super ultra mega fácil de usar porém estava abandonado. Consegui uma copia tirei alguns bugs, coloquei para funcionar no PHP 7.2.X e está disponível no GitHub.

--------------------------------
E-mail Completo:

Durante um bom tempo a iniciativa do Software Público Brasileiro foi forte, especialmente no DF devido ser o centro do governo federal. Confesso que gosto muito da ideia do Software Público Brasileiro e o seu potencial.

Um dos softwares é o FormDin FrameWork PHP
https://softwarepublico.gov.br/social/formdin

Infelizmente o Portal do Software Público Brasileiro está abandonado e o FormDin também. Como eu conhecia alguns desenvolvedores envolvidos consegui uma copia do código e fui limpando, tirando algumas teias de aranha, removendo os bugs.

Agora o FormDin está funcionando com PHP 7.2.x e está disponível no GitHub para quem desejar só usar, contribuir e etc etc etc.

https://github.com/bjverde/formDin

Algumas perguntas sobre

1 - Hoooo que chato mais um frame work :-( !! Por que você não usa o Adianti, Zend, Lavarel, Symfony, Cake  etc etc ?

Simples que já conhecia o FormDin desde 2005, já vi estagiários e programadores ruins produzindo com uma baiximas curva de aprendizagem.

2 - Ok ! OK ! Tem uma pitada de romantismo pelo Software Público Brasileiro.

3 - Existem muitas coisas que o FormDin precisa melhorar ele foi criado muito antes do PHPFIG
https://www.php-fig.org/

4 - Para que serve o FormDin ? fazer sistemas web. No inicio ele era foca nos componentes visuais para facilitar depois foi melhorando.

5 - Tem alguns exemplo de código de resultado ? Sim alguns exemplos.

Um crud simples
https://raw.githubusercontent.com/bjverde/formDin/utf8/documents/img/screenshot-2018-2-4_APPEV2_01.png
Exemplo do código fonte 110 linhas
https://github.com/bjverde/formDin/blob/master/appexemplo_v2.0/modulos/municipio_sql_pagination.php

6 - Tem algum lugar que usa ? Tem sim, até onde sei não muito.

* o IBAMA é local mais forte com CTF
https://servicos.ibama.gov.br/ctf/formulario_solicitacao_auxilio.php

* Min Planejamento tem algumas coisas (sem links no momento)

* Postos União
http://www.postosuniao.com.br/extranet/
 * Corpor de Bombeiros Militar de SC
    http://aplicativosweb.cbm.sc.gov.br/sicad/
    https://aplicativosweb.cbm.sc.gov.br/sicad_ext/

* Onde trabalho na intranet já 2 sistema em produção e +3 aguardando autorização.

7 - Por que usar o FormDin ? O formDin é só para Crud porém sabe aquele sistema crud que os usuários precisam e a equipe de desenvolvimento não tem tempo para atender. Só modelar o banco e colocar um estagiário para resolver o restante, em pouco tempo o usuário terá parte do seu problema resolvido.

Para auxiliar o FormDin crie o Sysgen (um gerador de sistema). O gerador de sistemas lé um banco de dados e gera uma tela crud para cada uma das tabelas montando o esqueleto do sistema. O SysGen apenas poupa o seu trabalho inicial, não precisando escrever tudo do zero. A imagem representa de forma resumida.
https://raw.githubusercontent.com/bjverde/sysgen/master/images/2-code-gen-database-first.png

O SysGen funciona com : MySql, Sql Server, PostGres e SqLite

Também está disponível no GitHub
https://github.com/bjverde/sysgen

------

Reinaldo A. Barrêto Junior