[Psl-es] Lançada edição n.41 da Revista Espírito Livre

João Fernando joaofernando em espiritolivre.org
Segunda Fevereiro 4 14:46:44 BRST 2013


Boa tarde gente.

Saiu mais uma edição da Revista Espírito Livre. A edição n. 41 é sobre
Blender e justamente por estar atrasada equivale ao mês de Agosto de 2012.
As próximas edições de setembro e outubro serão sobre os dois fóruns
ocorridos nos respectivos meses no ano passado.

Quem puder ajudar com a divulgação, fico grato. Sugira a seus leitores e
indicados que visitem o site da revista e façam seus downloads através de
lá. A edição vai entrar no app pra Android logo...

Se puderem, sapequem em suas redes sociais posts como esse: Lançada edição
n.41 da Revista Espírito Livre http://ur1.ca/cowfc As redes sociais são
grandes aliados na divulgação. Quem puder contribui da forma que achar
melhor.

Um forte abraço a todos. Obrigado por contribuirem com mais esta edição, e
em especial a Cadunico, que foi um dos caras que ajudou muito para que esta
edição saísse. Ele me deu bastante força para que estes excelentes
materiais estivessem disponíveis em mais uma vitória da Espírito Livre.

Espero que gostem deste número. Foi feita com carinho.

E vamo que vamo...

Abaixo reproduzo o editorial da edição.

[image: Revista Espírito Livre - Ed. #041 - Agosto 2012]
Nota de lançamento e download <http://ur1.ca/cowfc>

No passado, o desenvolvimento e criação de peças gráficas, objetos, jogos e
animações com o uso de ferramentas de 3 dimensões, ou simplesmente 3D era
restrito a poucos usuários. As ferramentas disponíveis eram caras,
funcionaram em sistemas operacionais específicos, o seu manuseio era
complexo e o hardware necessário para usar tais ferramentas deveria
esbanjar performance. O tempo passou e algumas coisas mudaram neste
cenário. Comecemos então pelo fim…

A primeira coisa que eu penso que mudou drasticamente do passado para o
presente é que para se produzir algo de qualidade, não dependemos
unicamente de um super computador. Claro, que, se tivermos um a nossa
disposição, a produção do que quer que seja acelerará. Porém este não é
mais um grande problema, tendo em vista que notebooks tem poder de
processamento invejáveis, e para o uso regular de uma ferramenta de 3D,
bastante aceitável, inclusive.

O grau de complexidade, bom… confesso que não notei tantas mudanças na
última década. Artistas são artistas, não interessa qual paleta de cores
irá usar. Agora para os leigos, o buraco é bem mais embaixo.

E para quem não quer gastar, sem abrir mão da qualidade, uma excelente
opção para a produção 3D, desenvolvimento de games, animações e outros é o
Blender, que está sendo tratada com bastante atenção nesta edição
(agradecimento especial ao Cadunico que nos ajudou bastante na produção
desta edição). Seu código é aberto e tem pacotes para diferentes sistemas
operacionais, algo nem sempre comum com outras soluções “comerciais”.

A facilidade de termos um Blender a nossa mão, bastando um simples “apt-get
install blender” (para os usuários Debian, Ubuntu e derivados) já nos
possibilita estar diante de uma ótima ferramenta sem muito esforço. Agora,
se você irá descobrir o Rembrandt que há dentro de você, isto são outros
quinhentos…

Um abraço forte a todos e até mais!



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João Fernando Costa Júnior
Comunidade LibreOffice do Espírito Santo - Brasil / Iniciativa Espírito
Livre / Equipe Bestlinux
GNU/Linux User #422133
Ubuntu User #16167
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
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