[SoftwarePublico] Modelo de Plano de Migração

Paulo Meirelles paulo em softwarelivre.org
Quarta Janeiro 29 11:05:29 BRST 2014

Em 22 de janeiro de 2014 17:16, Paulo Meirelles
<paulo em softwarelivre.org>escreveu:

> Em 20 de janeiro de 2014 16:16, Renata Assunção de Farias Renatinha <
> renata.farias em planejamento.gov.br> escreveu:
>
> Pessoal,

> Oi Renata,
>
> Vocês não precisam de um modelo de plano de migração em si, apenas, caso
> queiram adiantar algo, podem fazer um mapeamento simples e priorizar de
> forma macro. Depois, formatamos isso em um documento no moldes necessarios.
>
> Como exemplo, na USP, quando migramos os dados da rede social antiga (em
> Ellg) para a nova rede (em Noosfero), apenas definimos isto baixo em nossa
> [...]

Renata e Nayanne,

Não sei se vai ajudar muito, mas, pelo menos por curiosidade, segue para a
equipe técnica da SLTI/MPOG o script de migração que fizemos da rede social
da USP em Elgg para Noosfero:
https://gitorious.org/noosfero/digulius-noosfero/source/216aa1c1b71f0a6f366cbb173aaaa4b0cd8ff5cf:lib/tasks/stoa-elgg-migration.rake

Como exemplo: na linha 13, vemos que migramos comunidades/grupos, pessoas,
pastas e artigos (que inclui páginas, blog, fórum e outros que herdam de
"artigos", que é o tipo de conteúdo mãe); Também, a partir da linha 120,
podemos ver que os campos de um usuário que migramos foi :name,
:description, :custom_header, :country, :state, :city, :address, :zip_code,
:contact_phone, :comercial_phone, :cell_phone, :image_builder; Na linha
187, vemos que os campos são quase os mesmos para comunidades, uma vez que
"pessoa" e "comunidade" herdam de "perfil".

De qualquer forma, no médio prazo, é um esforço deste tipo que faremos na
prática, baseado no mapeamento e plano de migração orientado pela Nayanne.

obrigado,
--
Paulo Meirelles
FGA-UnB (http://fga.unb.br)