[SoftwarePublico] Planejamento De Célula de Competência em código livre

Jarbas Lopes Cardoso Junior jarbas.cardoso em cti.gov.br
Terça Novembro 3 17:47:19 BRST 2015

Prezados
No CTI, unidade de pesquisa do MCTI, implantamos o laboratório de tecnologias livres para disseminação e migração para soluções livres.
Testamos, avaliamos, treinamos e implantamos soluções livres.
Saudações livres
Jarbas

----- Mensagem original -----
De: Luiz Braz <luizgsbraz em gmail.com>
Para: Julio Fontes França <jffranca em fazenda.sp.gov.br>
Cc: softwarepublico em listas.softwarelivre.org
Enviadas: Tue, 03 Nov 2015 17:05:03 -0200 (BRST)
Assunto: Re: [SoftwarePublico]	Planejamento De Célula de Competência em código livre

Prezado Júlio,

excelente iniciativa, a construção colaborativa desse conhecimento.

Não diria que sou "experiente" mas vou deixar meus 5 centavos.

No órgão em que trabalho estou articulando a criação uma área específica
dentro da Coordenação Geral de TI, nos seguintes moldes:

Missão: "Disseminar a conhecimento e promover o uso e produção de Software
e Hardware Livres, bem como de Padrões Abertos de comunicação digital".

Estratégia: "Atuar de forma transversal, multidisciplinar, dentro e fora do
órgão, visando criar e fortalecer sistemas de produção (pessoas,
empresas/entidades, contratos, legislação/normativos, ferramentas,
documentação, espaços físicos e virtuais de
aprendizagem/interação/colaboração, algo mais?) de soluções de TIC livres,
de interesse do órgão".

Visão: "Tornar o órgão, referência no uso e produção de software e hardware
livres e padrões abertos."

A proposta de criação do referido setor é uma resposta à constatação mais
importante (na minha visão) da última reunião do CISL:
"O CISL se reune, traça objetivos, metas e prazos. No entanto, quando os
membros dos CISL voltam para seus orgãos, nem sempre eles tem condição de
influenciar seus órgaõs de origem a fazer o que precisa ser feito para que
se implante (e produza) software livre no Governo."

A criação de um setor específico vai ajudar a criar a cultura necessária
para que se mude o panorama.

Cordialmente,

Luiz Geraldo Silva Braz
PS: O conteúdo deste e-mail é pode ser copiado livremente. :-)
PS2: Que se multipliquem as área de fomento ao uso e produção de software
livre de interesse público/estatal.