Re: WSL é Qualis B5 no Qualis Conferência CC 2016

Filipe Saraiva mail at filipesaraiva.info
Tue Jun 27 17:11:09 BRT 2017

(Colocando Sandro, Paulo e Igor Wiese em CC)

Olá Igor e demais,

Em 27-06-2017 14:34, Igor Steinmacher escreveu:
> Acredito que precisamos começar discussões sobre como manter o Workshop
> vivo e recebendo submissões de qualidade para que possamos melhorar
> nosso Qualis. Sei das dificuldades financeiras para a manutenção do
> FISL, o que pode (acredito que deve) impactar diretamente o WSL.

Acredito também que é necessário planejarmos/pensarmos o WSL a
médio/longo prazo de forma a termos um evento interessante para a
comunidade acadêmica, o principal público da conferência.

> A regra que utilizei para inserir o WSL foi:
> - B5 - Outras Conferências ou workshops com proceedings na WEB, sem DBLP
> e prazo entre a submissão e notificação de aceitação >= 30 dias para
> conferências e >= 20 para workshops.
>
> Mantendo-se as regras (o que é difícil), temos duas possibilidades:

Estão tendo muitas articulações para mudar as regras atuais? Eles
preveem atualizar a lista anualmente?

> 1. subir para B4
> - B4 - Outras Conferências ou workshops com DBLP atualizado, proceedings
> e prazo entre a submissão e notificação de aceitação>= 30 dias para
> conferências e >= 20 para  workshops.
>
> 2. audaciosamente subir para B2:
> - B2 - Conferências ou worshops individuais IEEE, ACM **e outras** com
> **5 anos ou mais**, proceedings com acesso no IEEE Xplore, ACM,
> Springer, Elsevier, **ou outro organismo de acesso**, **com DBLP
> atualizado**, e prazo entre a submissão e notificação de aceitação >= 30
> dias para conferências e >= 20 para workshops.

Subir para B2 é bem audacioso hehehe, mas pelos critérios parece ser
possível mesmo.

> Eu confio que consigamos o B2, mantendo-se as regras, e se conseguirmos
> manter o WSL vivo até lá. O que precisamos:
> a) ter alguma entidade apoiando o evento (SBC? Para ser um evento da
> SBC, temos taxas... É preciso discutir passo a passo) --> Acho viável e
> possível

Essas taxas são muito caras? Lembro que em anos anteriores era comum ver
o logo da SBC na página do evento. Outra entidade que apoia é a ASL, mas
talvez o apoio requisitado nesse ponto seja mais para sociedades
científicas mesmo.

> b) 5 anos ou mais --> Tranquilo
> c) proceedings com acesso no... ou outro organismo de acesso --> Já temos

Massa.

> d) DBLP atualizado --> Precisamos fazer isso. Alguém já teve experiência
> fazendo pedido de inclusão no DBLP?

Atualmente estamos criando os scripts para gerar DOI e depois preencher
os XML que povoarão o DBLP, BDBComp, e outros repositórios que julgarmos
pertinentes. Eu pesquisei sobre isso e estou a par do que é necessário.

> e) prazo entre a submissão e notificação de aceitação ... >= 20 para
> workshops --> MANTER ISSO AQUI!!!

Massa².

> Acho que temos uma agenda para discussão. Sugiro que formemos uma comitê
> diretivo (steering committee) do WSL que mude a cada ano e que discuta
> os planos e os rumos do evento. O que pensam sobre?

Acho a ideia do comitê muito interessante, seria algo mais consistente
do que o grupo de chairs que são indicados no final do ano para cuidarem
do WSL do ano seguinte.

Só teríamos que ver quais limites esse comitê teria. A atual direção da
ASL mostra-se muito conservadora quanto à realização de seus eventos, em
especial com o WSL. Teríamos que acordar isso antes de colocar a ideia
em prática.

Fico no aguardo dos comentários de outros membros da lista.

Abraços;

--
Filipe Saraiva
http://filipesaraiva.info/