[Cisl-comunidade] Fwd: Re: [plonegov-br] Fwd: Novo portal para o Departamento de Polícia Rodoviária Federal

Quinta Abril 18 12:49:52 BRT 2013

Repassando 3...

-------- Mensagem original --------
Assunto: Re: [plonegov-br] Fwd: [Cisl-comunidade] Novo portal para o
Departamento de Polícia Rodoviária Federal
Data: Thu, 18 Apr 2013 11:13:20 -0300
De: Ramiro B. da Luz <ramiroluz em gmail.com>

2013/4/18 Marcelo Costa <marcelo em comdesk.com.br>

> Bom dia,
>
> Sou desenvolvedor web há bastante tempo, mas sempre utilizando
> oferramentas PHP e nos últimos anos me especializei em Joomla. No final do
ano passado, fiz um treinamento em Plone e Python. Achei a ferramenta
interessante, mas o Joomla é muito mais produtivo e como meus clientes
são pequenos, não há tempo e nem dinheiro para investir em um portal plone.

> Gostaria então, de aproveitar o tópico e fazer algumas perguntas a  comunidade Plone.
> Quais são as principais vantagens do Plone em relação ao CMS Joomla?

Existem muitas coisas que se deve levar em conta ao comparar dois
produtos, poderíamos comparar as vantagens do ponto de vista do
desenvolvedor, do usuário, desempenho, enfim muitas características e
dependendo de quem faz a comparação poderia ser imparcial, alguém que
gosta de Joomla puxa a sardinha pro Joomla e da mesma forma pro Plone.

Mas você pode dar uma olhada nesse site: http://www.cmsmatrix.org/

Apesar de que pelo que você escreveu já tem alguma experiência com os
dois, portanto já deve ter uma opinião.

Outra fonte de informação importante são os avisos de vulnerabilidades,
abaixo eu fiz duas pesquisas rápidas.

Pesquisa em avisos de vulnerabilidades.

Joomla:
http://web.nvd.nist.gov/view/vuln/search-results?query=joomla&search_type=all&cves=on
http://osvdb.org/search?search[vuln_title]=joomla&search[text_type]=alltext

Plone:
http://osvdb.org/search?search[vuln_title]=plone&search[text_type]=alltext
http://web.nvd.nist.gov/view/vuln/search-results?query=plone&search_type=all&cves=on

> Como vender um site plone?

Não é fácil, assim como imagino que não deva ser fácil em alguns casos
vender sites em Joomla dependendo do cliente. Se você é experiente e o
cliente não quersaber qual tecnologia você vai usar, só quer o site
pronto, é bem mais tranquilo, mas às vezes o cliente já tem a cabeça e
nem sempre é possível fazê-lo mudar de ideia.

> Porque o Plone está "limitado" a órgãos públicos?

Não está, mas é muito usado pois muitos órgãos públicos são extremamente
criteriosos ao escolher um CMS, sendo o Plone uma ferramenta que atende
muitos desses critérios é comum ser escolhido.

> Obrigado,
> Marcelo
>

> Em 18/04/2013 09:47, Ramiro B. da Luz escreveu:
>
> Além disso que foi comentado, porque não contratar uma consultoria ou
suporte em Plone,
> já que os gestores do sistema estão dispostos a pagar pelo suporte porque
não pagar
> pelo suporte em software livre?

diversas comunidades ativas em Inglês e Português;

Python em 15 dias;

pessoas, o que na realidade estamos espalhados e muito ativos;
conteúdo, aqui você vai encontrar muito conteúdo.

que já deve ser colocada em alerta, que vai entrar outro ambiente e ela
terá que se adaptar ) mas com a comunidade;

fácil você tem suporte a Json, SOA, SOAP, entre outras !

com uma curva de aprendizagem muito elevada!

carlos-ricardo.oliveira em serpro.gov.br> escreveu:

> [...]
Rodoviária Federal

Rodoviária Federal,

governo federal o utilizam incluindo nossa co-irmã Polícia Federal.

utilizamos trabalha somente com Java.
ferramenta escrita em outra linguagem.
sistemas que temos disponíveis.

gestão de conteúdo se enfrentam ou enfrentaram essas dificuldades ou se
existe alguma outra solução em Software Livre para as nossas necessidades e
que consigamos suporte fácil para ela.

proprietário para termos esse novo portal, eu quero reunir argumentos
suficientes para adotarmos o software livre.

[CORTA ASSINATURAS]

-- Ramiro Batista da Luz
-- ramiroluz em gmail.com
-- (41) 9173-2231
-- http://www.ramiroluz.eti.br
-- Programador || Câmara Municipal de Curitiba