[Cisl-comunidade] Adesão ao uso suíte de escritório livre

Hugo Do Nascimento diretor em cercomp.ufg.br
Quinta Abril 18 23:20:12 BRT 2013

Seria muito bom ter um documento oficial vindo de cima para baixo da alta
gestão (que não seja de TI) *orientando* à utilização do padrão ODF para
troca de arquivos de escritório editáveis. Não precisa ser uma obrigação.
Apenas uma orientação repassada todos os anos já teria um grande efeito na
adoção do ODF.

O problema é que isso não acontece e as nossas discussões sobre padrões
abertos ficam apenas no escopo da TI, e ainda dentro de um subgrupo
reduzido deste. Como os 99,9% dos usuários de computador que produzem
arquivos editaveis não são de TI, e usam em suas casas uma suite de
escritório proprietária (quase sempre pirata), as nossas ações em prol do
ODF têm resultados limitados.

As sugestões então são:
1. Convencer a alta gestão a repassar essas orientações
2. Investir em propaganda (tratando mais do emocional do que do aspecto
técnico/filosófico)
3. Inserir os editores opensource que trabalham com ODF de forma nativa nos
novos computadores, antes mesmo de serem instalados em seus locais
definitos de trabalho.
4. Ter uma excelente equipe de suporte para tirar as dúvidas dos usuários e
resolver problemas técnicos
5. Realizar palestras e cursos regulares sobre a suite de escritório
6. Investir em projetos que venham a desenvolver novas funcionalidades para
essas suites opensource e liberar as melhorias como software livre.

Abs
Hugo