[Cisl-comunidade] Adesão ao uso suíte de escritório livre

Eliane Domingos de Sousa elianedomingos em libreoffice.org
Quinta Abril 18 23:28:27 BRT 2013

OláComunidade,

O único estado que tem a lei regulamentada é o Paraná e já sabemos o que
aconteceu recentemente por lá.
http://diariodoestado.com/beto-richa-assina-fim-do-software-livre-no-parana/

O Rio de Janeiro por exemplo tem a lei e não foi regulamentada, então,
de nada adianta. Penso que mesmo que estivesse regulamentada, não teria
efeito algum, pois não existe uma política de adoção. Aqui está para
quem quiser consultar:
http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/f25edae7e64db53b032564fe005262ef/1b49ea86f53a8056832578a0005bba40?OpenDocument

    Art. 3º. Os entes, mencionados no art. 1º desta lei, deverão estar
    aptos ao recebimento, publicação, visualização e preservação de
    documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC
    26.300 (Open Document format -- ODF).

Penso que hoje em diaqualquer empresa pode adotar a ferramenta de
escritório que quiser, mesmo a paga, sem medo de ser feliz, pois hoje a
M$ atende a este artigo 3 da lei, dado que abre e salva em formato ODF.O
argumento de não usar o M$por conta do formato ODF, acabou.

Minha experiência em migração e capacitação de LibreOffice nas empresas
dizque 95% dos usuários não sabem utilizar as ferramentas de escritório,
dá vontade de chorar.Adoro ter em sala aqueles que dizem que a
ferramenta livre não presta, pois não tem argumento técnico e quando
você demonstra que o cara de fato não saber usar, você quebra o
argumento. Antigamente se dava valor a documentos estruturados, como foi
na época que arrumei o meu primeiro emprego, hoje, qualquer coisa que se
cospe no editor de textos, é válido.

É incrível de ver como o usuário não sente e faz de conta que nem
aconteceu, quando se mudou da extensão .DOC para .DOCX. Agora, mudar do
.DOC para o .ODF, parece uma violência. Quem adota uma suíte de
escritório livre, continuará a usar a extensão .DOC, .DOCX, já que o
aplicativo permite o salvamento nessas extensões.

E mais uma vez, volto a insistir, se todos que usam o ODF tornassem a
informação pública como a Receita Federal do Brasil faz, certamente as
coisas seriam diferentes.
http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuinte/Formularios.htm

Enfim, a luta continua, o negócio é DIVULGAR, DIVULGAR, DIVULGAR e DIVULGAR.

Abraço

Eliane Domingos de Sousa
Comunidade LibreOffice Brasil
Liberte-se, para editar textos, planilhas e apresentações
use http://pt-br.libreoffice.org/ é totalmente de graça.
Experimente o sistema de perguntas e respostas da Comunidade LibreOffice Brasil:http://ask.libreoffice.org/pt-br/questions/