[Cisl-comunidade] RES: Adesão ao uso suíte de escritório livre

Rafael Raposo rafaelraposo em tic.ufrj.br
Sábado Abril 20 11:49:00 BRT 2013

Acho que estimular o uso do ODF é um começo. O princípio do ODF é
manter um formato interoperável independente do software. Se
conseguirmos implantar em uma instituição o formato ODF, mesmo que pelo
M$ Office acho que é muito válido, pois o ODF está cumprindo seu
objetivo de ser aberto e independente. É preciso lembrar também que a
implementação do ODF do M$ Office sofreu muitas críticas por ser uma
implementação falha e incompleta. O ODS no Excel, por exemplo, excluía
as fórmulas e substituía por valores brutos ao salvar (não sei se já
foi corrigido atualmente). E o pior é o usuário culpar o formato, e não
a má intencionada implementação da Microsoft. Acho que a ABNT deveria
fiscalizar a implementação do ODF, para que esse tipo de coisa não
ocorra.

Enfim, acho que migrar tudo para LibreOffice (obrigatoriamente) pode
ser um passo posterior à implementação do ODF.

Rafael Raposo
Técnico de Tecnologia da Informação - SegTIC/UFRJ
(21) 2598-1945 - softwarelivre.ufrj.br