[Cisl-comunidade] RES: Adesão ao uso suíte de escritório livre

Alexandre afmelo em cercomp.ufg.br
Quarta Abril 24 15:47:50 BRT 2013

Olá Júlio e colegas.

Resposta entre linhas abaixo.

Em 24 de abril de 2013 13:03, Julio Cezar Neves
<julio.neves em serpro.gov.br>escreveu:

> Me desculpe te contradizer, mas a academia não podem recusar uma tese,
> dissertação ou até mesmo monografia desde que a sua elaboração atenda a
> todas as especificidades de formatação (isto é, tenha um modelo condizente)
> e que não leve nenhum custo extra à instituição.

Concordo com você, porém isso é valido na teoria. Na prática, as Unidades
Acadêmicas possuem autonomia própria e nem sempre acatam essa determinação.
O que eu quero dizer é que deveria haver uma participação ativa da alta
administração incentivando e cobrando das Unidades Acadêmicas, ou seja, no
meu modo de ver, a determinação deveria vir de cima para baixo.

> Qto às revistas, elas vivem de publicações técnicas, se todos mandarem
> arquivos no padrão ODT, certamente elas passarão a aceitá-los. Basta a tua
> academia dizer: se quiserem publicar os nossos papers, a partir de hj terão
> de aceitar documentos no formato aberto ODT. Duvide-ó-dó que recusem, já
> que todos (as) passaram a aceitar .docx, 90% das vezes pirata.

 Mais uma vez uma determinação superior resolveria tal questão.

> Qto "a conversão *correta* de .odf para .doc" citada por vc, vou te pedir
> para falar isso para a M$, pois o .doc é fechado, o que dá um trabalho
> infernal para descobrir sua formatação via tentativa-e-erro e qdo chegamos
> perto, alguma alteração é feita no código para quebrar a nossa formatação.
> Repare que em planilhas complexas, isso não existe. Mas se te servir de
> consolo, o docx tb é incompatível com o doc.

 Bem, então temos que reconhecer que a M$ é eficiente no que faz.

> Aí na UFG tem um Prof. da Matemática (IME) o Peter Ole Smith (PhD
> dinamarquês) que não tem windows, converse com ele que certamente ele te
> mostrará o caminho das pedras para usar somente SL na UFG.

Eu também não tenho Windows e nem por isso estou livre dos problemas que
relatei anteriormente. O prof. Ole também está subordinado a uma Unidade
Acadêmica e a uma Pró-Reitoria, pois é professor da mesma. Se a Unidade
Acadêmica onde ele está lota adotou SL, ótimo. Porém, isso está muito longe
de ser a unanimidade dentro da Universidade.

Att,
Alexandre Ferreira
Analista de TI - CERCOMP - UFG