[Cisl-comunidade] Por mil e-CPFs, TSE repassa dados de 141 milhoes de eleitores a SERASA

Pedro A D Rezende rezende em cic.unb.br
Quinta Agosto 8 01:43:59 BRT 2013

Em 07-08-2013 18:03, Nelson Pretto escreveu:
> O pedro resende (http://www.cic.unb.br/~rezende/) da UnB está com uma
> campanha  sobre o tema http://www.cic.unb.br/~rezende/sd.php
>
> ele deve ter estado neste evento...

Caros, ele (eu) organizou o evento

A repercussão do "acordo TSE/Serasa" tem sido grande e está sendo
replicado por todos os grandes veículos de imprensa real e virtual.

O primeiro grande veículo a divulgar o acordo foi o Estado de São
Paulo, às 21h54 do dia 06/ago, como se vê na notícia em
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-eleitoral-repassa-dados-de-141-milhoes-de-brasileiros-para-a-serasa,1061255,0.htm
a qual os demais veículos tem citado essa como o furo de reportagem.

Entretanto, para dar crédito a quem descobriu o caso e garimpou os
dados, é preciso destacar que o furo mesmo foi divulgado no Fórum do
Voto-E e no grupo "Quero Meu Voto Impresso" do Facebook por membros do
CMind, às 14h37 do dia 05/ago, como está em
https://groups.google.com/forum/#!topic/votoeletronico/6F4_qhro_9U

A descoberta foi fruto da pesquisa da adv. Maria Aparecida Cortiz,
membra do CMind, que obteve os dados públicos sobre o acordo
TSE/Serasa primeiramente no Diário Oficial e em seguida no sistema
SIAC do TSE no endereço
http://www.tse.jus.br/sadAdmSiac/pesquisa/actionInteiroTeorGetBinary.do?tribunal=TSE&sqDoc=83632

A pesquisa foi feita em preparação para o seminário CIC-UnB/CMind, e
seu resultado apresentado no referido seminário, na manhã do dia
7/ago, conforme anunciado em mensagem postada por mim nesta lista no
dia 5/ago convidando quem estivesse em Brasilia para comparecer e quem
estivesse fora para assistir a transmissão ao vivo pela web. Este
seminário foi organizado por mim, como desdobramento da campanha a que
se refere no Nelson Pretto, em
http://www.cic.unb.br/~rezende/trabs/recadastramento.html

As demais referências no texto do CMind em
https://groups.google.com/forum/#!topic/votoeletronico/6F4_qhro_9U se
referem a leis e resoluções do TSE que também são dados públicos. Como
os membros do CMind tem várias experiências passadas em que o TSE
retirava da Internet dados inicialmente públicos mas que lhe causavam
algum incômodo, decidiu subir cópia do arquivo do TSE no grupo de
Facebook e foi esse o endereço divulgado.

Devo dizer que dos 4 convenios, levantados na pesquisa que a Dra.
Cortiz apresentou no seminário do dia 7 na UnB, firmaods pelo TSE com
outras instituições para fins de compartilhamento de dados cadastrais
de eleitores, em minha opinião este com a Serasa não é o mais
preocupante, embora novidade por ser dos 4 o mais recente, assinado há
apenas duas semanas, portanto depois de muitas pedras e paus terem já
voado em direções a vidraças de palácios em Brasília.