[Cisl-comunidade] O que leva uma gigante como a Microsoft a fazer isto?

HUGO DO NASCIMENTO diretor em cercomp.ufg.br
Quarta Agosto 28 19:02:22 BRT 2013


Aparte as questões técnicas (geralmente relacionadas a novas funcionalidades no MS Office que gostaríamos de ver também no Libreoffice), há dois aspectos mais amplos que podemos considerar no documento da Microsoft e que envolvem software livre em geral: 

* interoperabilidade com outros software fortemente presentes no mercado (na sua maioria, proprietários) 
* suporte pago 

Uma melhoria nessa questão pode ser obtida verificando se há muitas aplicações presentes nas empresas e nos orgãos públicos que simplesmente não interoperam direito com arquivos ODF (Adobe Connect, Indesign, Corel, etc. etc.). Mapeando essas aplicações e seus quantitativos, esforços de comunicação tanto de governo quanto das comunidades do LibreOffice e OpenOffice poderiam ser despendidos junto às empresas desenvolvedoras desses produtos (proprietários) no sentido de solicitar e reforçar a interoperabilidade com o ODF. Outra ação seria investir diretamente e de forma articulada (com patrocínio financeiro e alocação de desenvolvedores) no fortalecimento de projetos de Software Livre alternativos aos proprietários, visando catalizar seu desenvolvimento. 

Já quanto ao suporte pago, a questão deve começar por um levantamento do perfil de usuário e de empresa/instituição pública que solicita suporte comercial a um software proprietário (como o do MS Office). Após isso, verificar se existe no mercado local empresas que possam efetivamente dar suporte à solução livre correspondente. Não havendo, o esforço passa a ser no sentido de induzir a criação de empresas que atendam essa demanda e apoiar o crescimento inicial das mesmas. 

Note que simplesmente dizer que o problema está no FUD e que não há o que a aprender é muito perigoso, pois esconde a (e parece até nos ausentar da) grande responsabilidade que temos de repensar e monitorar, constantemente, as metas, as estratégias e os resultados do software livre, e de atuar com agilidade no sentido de reverter as situações que são prejudiciais para a sociedade. 

Abs 
Hugo 

-- 
---- 
Diretor do CERCOMP/PRODIRH-UFG 
Web: http://www.cercomp.ufg.br 
Email: diretor em cercomp.ufg.br 
Fones: 62 3521-1211, 62 3521-1142 



----- Mensagem original -----

De: "Felipe Braga" <fbobraga em gmail.com> 
Para: "HUGO DO NASCIMENTO" <diretor em cercomp.ufg.br> 
Cc: "Olivier Hallot" <olivier.hallot em libreoffice.org>, "cisl" <cisl-comunidade em listas.softwarelivre.org> 
Enviadas: Quarta-feira, 28 de agosto de 2013 11:11:59 
Assunto: Re: [Cisl-comunidade] O que leva uma gigante como a Microsoft a fazer isto? 

Sobre o trecho do e-mail anterior: 

"[...] As observações levantadas pela Microsoft também nos são muito úteis para melhorar os modelos de negócio sobre software livre. [...]" (grifo meu) 

Melhorar como? São todas mentirosas: puro http://en.wikipedia.org/wiki/Fear,_uncertainty_and_doubt 




-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20130828/860fe39a/attachment.html>


More information about the Cisl-comunidade mailing list