[Cisl-comunidade] Ensino de Programação nas Escolas

Charly Batista carlbsb em gmail.com
Quarta Dezembro 4 11:42:43 BRST 2013

Eu tenho uma visão um pouco diferente! Acho muito interessante a ideia de
se ensinar programação no período escolar. Discordo de se ensinar apenas
lógica de programação, pois ai vamos entrar mais uma vez no paradigma de
ensinar algo que na visão do aluno não se leva a lugar algum.

Um dos maiores problemas do ensino de matemática, física e outras do
"tronco" das exatas é esse. O professor vem, desculpem a expressão mas,
"vomita" o conteúdo e não se tem uma visão prática do "pra que eu vou
estudar isso?". Logo, pra que eu vou estudar isso, se não Me serve pra nada?

Qual a necessidade de estudar logaritmo? Ou mesmo física (no geral) no
ensino médio? Na faculdade de computação, pra que eu preciso estudar
cálculo, álgebra, movimento, etc.??? Aparentemente, nada disso é
necessário, afinal de contas eu vou apenas escrever um monte de linhas de
código!

E em se tratando de ensinar "coisas genéricas", o que viria a ser uma coisa
genérica? A tabela periódica? A guerra de canudos? Ou quem sabe a população
de SP?!?

No meu entender, o ensino de programação tem mais potencial em tornar o
aluno uma pessoa crítica do que o ensino de geografia, ou de biologia, não
me entendam mal, e não sou contra o ensino de biologia ou geografia! E
pode  muito bem vir a colaborar com a compreensão dessas. Para programar
(estou falando da ação criadora, na da capacidade de repetir código) é
preciso pensar, criar... para passar em geografia, basta decorar o que está
no livro.

Bem, apenas minha opinião.

Att,

Charly Batista
Administrador de Banco de Dados
charlyfrankl at gmail.com
Linux user #391083

"Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos essas maçãs, então
eu e você ainda teremos uma maçã cada. Mas se você tiver uma idéia e eu
tiver uma idéia e nós trocamos idéias, então cada um de nós terá duas
idéias."
      George Bernard Shaw (1856-1950)