[Cisl-comunidade] Ensino de Programação nas Escolas

Raphael Rodrigues Reis rreis em anp.gov.br
Quarta Dezembro 4 18:37:18 BRST 2013

Pegando o assunto no meio...

A programação, tem potencial muito transformador na cognição das crianças
(e das pessoas em geral). Esta área tem décadas de estudos e pesquisas.
Palavras chave, para começar, podem ser "logo" e "Saymor Papert". Dêem uma
olhada também no Scratch do MIT...

Mas a programação ensinada nas escolas tem tanto poder transformador
quanto geografia, matemática, língua estrangeira, etc. Ou seja, se for
ensinada da maneira que as demais disciplinas em quase totalidade o são,
não terá nenhum impacto positivo, sendo apenas mais um estorvo chato das
escolas. E este estorvo chato tem, sim, objetivos: doutrinar pessoas a
serem o que se exigirá delas na vida adulta; moldar pessoas que não sejam
críticas; aprender a fazer coisas elementares para ingressar no mercado de
trabalho em colocações subalternas...

Abraços,
Raphael dos Reis.