[Cisl-comunidade] ABES diz que Brasil perdeu dez anos discutindo software livre

Quinta Julho 11 13:36:26 BRT 2013

Olá,

Não dá para fazer política de terra arrasada. Por exemplo, no Interlegis
(Senado Federal) a última peça proprietária na rede é o M$ Active
Directory e vai ser substituída em breve pelo OpenLDAP, já que acabamos
de migrar sua última dependência que é o correio eletrônico, para
software livre com Linux, Postfix, Thunderbird, Roundcube, etc. Metade
das estações de trabalho já rodam GNU/Linux e demais softwares livres.

Ao longo dos últimos 15 anos o Interlegis não só usou software livre,
mas desenvolveu vários softwares livres, alguns deles são:

- SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) - automatiza o
processo de proposição e criação de leis em uma casa legislativa e o
publica na Internet. Este foi o 1º sw livre liberado pelo governo em
2001 e tem como missão futura viabilizar a e-democracia, permitindo a
participação cidadã no processo legislativo. Já são quase 400 municípios
hospedados no Interlegis, sem contar os que estão fora.

- Portal Modelo - é um portal pronto para uso, customizado para as
Câmaras Municipais e Assembleias legislativas. Já são mais de 400
municípios hospedados no Interlegis, sem contar os que estão fora.

- SAAP (Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar) - automatiza o
gabinete dos parlamentares, permitido que ele se organize e controle
suas demandas, documentos, contatos, com mala direta e até está
preparado para receber demandas dos cidadãos pela Internet.

- SPDO (Sistema de Protocolo de Documentos) - organiza o protocolo dos
municípios com interface web.

- Metabus - é um agregador de buscas onde se cadastram as fontes
(mecanismos de buscas de portais) e permite ao usuário fazer pesquisas
especializadas. Um exemplo é o http://busca.interlegis.leg.br

-Colab - é um ambiente que suporta as comunidades do Interlegis,
estimulando os membros a colaborarem e controlando demandas, documentos,
versões de softwares, projetos, comunicação, etc.

Eles estão, entre outros projetos gerenciados pelo Colab, disponíveis
sob licença GPL no endereço:

http://colab.interlegis.leg.br/wiki

E 100% dos códigos fontes de tudo o que o Interlegis desenvolve é
publicado, desde sempre, no seu repositório público:

http://repositorio.interlegis.gov.br

Não dá para generalizar, meu caro. Assim como o Interlegis há outros
casos dentro do governo! ;-)

O que a lobista ABES diz é puro FUD, não a leve a sério...

Abraço,

Jean Ferri
Analista de Sistemas
Programa Interlegis