[Cisl-comunidade] ABES diz que Brasil perdeu dez anos discutindo software livre

Frederico Cabral de Menezes frederico.menezes em conab.gov.br
Sexta Julho 12 09:34:22 BRT 2013

Bom dia!

Na Conab não perdemos nem um minuto nesses 10 últimos anos, toda a
plataforma está alicerçada em software livre, sob o sistema operacional
Debian, apenas para dar uma ideia do que está em produção, sendo grande
parte desde de 2005:  /OpenLDAD, SAMBA, Postfix, Dansdguardian,
Spanassassin, Clamav, OpenVPN, OpenCA, Squid - Proxy hierárquico +
Autenticação, Firewall (FwBuilder, Iptables, Fwlogwatch), Serviços
diversos (DNS, DHCP), Correio eletrônico
(Postfix+Amavisd-new+Spamassassin+Clamav), Webmail (Roundcube), Apache,
Tomcat, Josso, Jboss em cluster, VPN (OpenVPN + OPENCA), Dpkg, OCS,
CACIC, Helpdesk (Request Tracker-RT), DotProject, FTP (vsftpd), Squid
hierárquico + autenticação ldap, Banco de dados (PostgreSQL como BD
corporativo, MySQL para aplicações em que ele é nativo), Monitoração de
serviços e infra-estrutura (Nagios+CACTI), Sien Ossim/AlienVault, LTSP,
Proxy reverso (apache), Servidor de log (syslog-ng), Jabber, Gateway de
e-mail (Postfix, amavisd-new, clamav, Spamassassin, SPF, greylist),
filtro de conteúdo Dansdguardian, Virtualização/computação em nuvem Xen,
BI Pentaho, Desktops (LibreOffice, Scribus, Inkscape, Gimp, Mozilla
Firefox, Mozilla Thunderbird), mais de 60 sistemas corporativos
utilizando PHP e java (Frameworks: Struts, Spring, Hibernate -
Ferramentas: AndroMDA, Eclipse, jUnit/Cactus, Maven, SubVersion, Scarab,
Mediawiki, ScriptCase, MagicDraw)/.
Ainda poderia continuar citando algumas dezenas de implementações que
estão em produção.
Desta forma, quem perdeu tempo foi o Sr. Gerson Schmitt, presidente da
Associação Brasileira das Empresas de Software - Abes, que poderia ter
ficado calado e utilizado toda essa plataforma de software livre
disponível para agregar valor e dar independência ao Brasil.
Prefiro não acreditar que ele esteja a serviço das empresas que estão
incomodadas com a perda de seus monopólios, e sim acreditar que ele
tenha parado no tempo, não se atualizou, não enxergou o fabuloso mercado
de serviços que o software livre de código aberto trouxe e que o tempo
de espoliação e expropriação está acabando, só não acabou ainda porque
existem ainda pessoas mal intencionados se locupletando da coisa pública.
Para finalizar, o software livre de código aberto é infinitamente mais
seguro, permite auditoria do código para se evitar que umas nações se
apropriem de informações de outras, sem que essas outras possam saber,
mancumunadas com empresas que se utilizam códigos fechados para se
apropriarem da coisa alheia, a exemplo do que se está vendo acontecer no
mundo hoje!
Acorda ABES!

Frederico.