[Cisl-comunidade] criptografia de arquivo em aplicação android

rogerio@ufrj.br malheiro em acd.ufrj.br
Domingo Junho 2 10:00:06 BRT 2013

Caro Valessio e Comunidade,

Para melhor explicação desta questão ao senhor e aos demais membros da
comunidade , em ensejos paralelos utilizaremos dispositivos móveis,
tablets e smartphones internos,comprados pelo IBGE, para realização de
nossas pesquisas internas relativas a parte econômica e de cartografia
em âmbito nacional que serão realizadas em campo por pessoal contratado.
Neste momento é necessária uma criptografia de arquivos para esta
operação devido a nossa política sigilo de dados para a realização desta
pesquisas que visam informações sobre população, economia e base
territorial e partem de questionários individualizados que serão
posteriormente submetidos a crítica,processamento e transformação em
dados agregados para a sociedade.E o uso da linguagem nativa é devido a
se querer utilizar  todos os recursos disponíveis nos dispositivos de
maneira plena, algo que a princípio aplicações HTML5 e CSS não
conseguiriam satisfazer , muito menos na nuvem, devido a necessidade de
se trabalhar em modo offline, tanto devido as condições de rede no nosso
país em muitos locais serem precárias, quanto para economizar em consumo
de bateria dos aparelhos que sabemos que quando estão em rede aumentam o
gasto de bateria em muito.
Num outro momento estarão sendo feitas aplicações para o público onde
serão disponibilizadas as informações em dados abertos como é de
conhecimento da instituição da política do governo federal e utilizando
HTML5 e CSS como opção de desenvolvimento que seria suficiente para esta
finalidade.
Por isso a pergunta é dirigida para a questão do primeiro
parágrafo,pesquisas internas, e gostaria de uma ajuda por parte da
comunidade no sentido de experiências nesse desenvolvimento e se há algo
sobre criptografia de dados, pois considero que esta é a finalidade
dela, a cooperação mútua entre todos os seus membros.
Abraços cordiais e espero ter dirimido as suas dúvidas a contento