[Cisl-comunidade] Reunião da Comissão de Estudo de Descrição de Documentos e Processos de Linguagem

Mateus Machado Luna mateus.m.luna em gmail.com
Quarta Outubro 23 21:09:01 BRST 2013

Olá e boa noite!

Esta é a minha primeira vez na lista, então vou fazer uma rápida introdução.

Sou estudante de Ciências da Computação da UFG (Goiânia, Goiás), e estive
no Latinoware, onde assistimos a uma palestra da Gabriela Silva. Lá ela
alertou sobre a questão da necessidade de tradutores para a norma ODF1.2 e
da importância desse processo para a permanência do ODF na ABNT.

Já venho acompanhando essa questão do padrão ODF por fora, pelas palestras
que assisti (como a do Jomar Silva) e pelos artigos que andei lendo. Estou
realmente muito interessado em colaborar, mas não sei por onde começar.
Tenho experiência com inglês (inclusive já colaborei em projetos com
tradução de softwares), mas nunca traduzi algo tão técnico como uma
documentação dessas. Tenho em meu computador a ISO e ABNT do ODF1.0, que
acredito que devem servir para dar os passos iniciais.

Enfim, preciso de algumas instruções para saber como e se realmente tenho
condições de colaborar. Eu esperava poder acompanhar a reunião, mas só
agora entendi que a transmissão será exclusiva para algumas cidades (e
estou realmente sem condições de ir para Brasília). Se alguma ata puder ser
disponibilizada, ou se eu puder fazer um hangout/skype com alguém que pôde
participar para me inteirar das coisas, eu ficaria muito agradecido.

Adianto que além de mim, há mais dois colegas meus interessados que também
podem contribuir. Espero que juntos possamos dar continuidade a esse
esforço que tem sido feito por todos para a manutenção de um formato de
fato aberto para a documentação em nosso país.

--
*Mateus Machado Luna
*Cursando Graduação em Ciências da Computação na UFG Goiânia