[Cisl-comunidade] Site da Caixa

Érico Henrique Guimarães ericohg em correios.com.br
Terça Janeiro 28 20:47:45 BRST 2014

Prezados,

Boa noite. Não creio que este seja um forum adequado a discutir serviços de SAC prestados  por instituições públicas federais. Porém, nos meios formais, nos cansamos de aguardar na linha, ouvindo robôs listando as opções disponíveis. E quando somos atendidos por gente, temos que ouvir um momeInto que estou verificando qual o procedimeInto e, ao final, na falta de uma solução, o sr. deverá abrir um chamado no SAC, Ouvidoria..

O fato é que há pelo menos 11 dias, depois de quase um mês, desde que atualizei o meu desktop Linux, distro Ubuntu 13.10 não consigo mais acessar o site da caixa, do qual sou muito dependente, quer pelo browser Firefox, versão 26 ou Chrome, com o plugin Icedtea<http://icedtea.classpath.org/wiki/IcedTea-Web>. No caso do Firefox, o erro (Código do erro: sec_error_untrusted_issuer) aparecia a todo momento. Até mesmo compilar o citado plugin não adiantou muito. Voltei ao fornecido pela distro. Não sei ao certo dizer se o java da Sun (ops! Oracle) versão 6 ou 7 tinha a ver com o problema já que funcionava bem e parou pelo menos no site da CEF. Refiz o diretório .mozilla para em seguida baixar e reinstalar os certificados, tanto o da autoridade ICP-BRASIL quanto os 14 da CEF, conforme orientação do helpdesk. Refiz as 3 marcações de Confiança exigidos pelo browser. Cadastrei de novo o computador. E haja criatividade para dar nome a cada registro! Mesmo os já excluídos, o sistema insistia em negar um novo com um nome já deletado anteriormente. Talvez seja uma regra. M-as qual a finalidade? Só serve para complicar! Para se ter um idéia, como mnemônicos, esgotei a lista de nomes das personagens da trilogia Senhor dos Anéis de tanto que foram os erros todas as vezes que o java (eita java...), desktop ou o site eram atualizados! .

E mesmo após todos esses procedimentos ainda assim recebo a seguinte mensagem:

Cadastro deste computador Senhor (a) cliente,
Módulo Adicional de Segurança CAIXA versão: 1.2.4.1
Versão atualizada: versão atualizada do Módulo Adicional de Segurança CAIX
Em caso de dúvidas entre em contato o Help Desk CAIXA pelo telefone 3004 1104 (Capitais) 0800 726 0104 (Demais regiões), informando o código CM09.

O tal do código CM09 insiste em aparecer. O detalhe é que todos os certificados estão atualizados.

Pelo menos desta vez do suporte da CEF não ouvi é Linux é.. como nas vezes anteriores. Mas não há no site nenhuma orientação ou um binário para Linux. Mas para o sistema proprietário tem um! Em que pese os mais de 10 anos na lide com software-livre, O governo, infelizmente, ainda insiste na publicação de alguns documentos e serviços em modo binário e proprietário. E a CEF não faria diferente no seu módulo de segurança. Também né, porque eu insisto em usar estação GNU/LINUX quando a maioria dos meus colegas de TI (aqui na ECT mesmo!) usam W7 para desenvolver aplicações? Imagino que no Governo em geral, a exceção do SERPRO, o uso de tecnologia proprietária é ainda muito intenso .

Desta forma, se um colega da TI da CEF estiver nos lendo, por favor, oriente ao gestor do projeto ou sei lá quem para que cada vez que quiser tornar o site da CEF seguro, lembre-se de que é igualmente importante torná-lo acessível. O que não pode é que a cada apt-get update, yum, synaptic ou alguma nova implementação no site haver interrupção no serviço, pois aqueles que necessitam dele e utilizam SO diferente do padrão imposto é MUITO frustrante pois ligar para o 3004, ouvir que todos os operadores estão ocupados e quando não dizem que o sua soliticação aguarda equipe técnica, haja tempo e paciência!!!!

Por oportuno, desde o dia 17, quando houve o primeiro registro, aguardo um contato da CEF sobre este problema, que se arrastou por quase um mês e permanece sem solução.

attn.
--
ÉRICO HENRIQUE GUIMARÃES
Analista de Correios Sênior

Confúcio

AVISO LEGAL

“Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) a quem é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se você não for destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, por ser ilegal. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, peço que me retorne este e-mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle. Fica desprovida de eficácia e validade a mensagem que contiver opiniões particulares e vínculos obrigacionais, expedida por quem não detenha poderes de representação por parte da ECT.”

"This message is intended only for the person to whom it is addressed and may contain confidential and/or legally privileged. If you are not a recipient of this message, it is now notified of refraining to disclose; copy; distribute; examine; or in any way use the information contained in this message because it is illegal. If you have received this message in error, please I ask to return this email, promoting as soon as possible the elimination of its content in database, records or system control. It is devoid of effective and valid message that contains the private opinions and dividend bonds, issued by those not holding powers of attorney by the ECT."