[Cisl-comunidade] ReComeçando: Seminário Big Data e Software Livre

Comite Implementacao Software Livre cisl em serpro.gov.br
Terça Abril 28 13:21:24 BRT 2015


Seminário Tecnológico  Big Data e Software Livre


Começando as palestras do período da tarde com a palestra:






13:00



Palestra: Pentaho em Escala com PDI Web Services

Nessa palestra apresentaremos uma proposta de utilização do Pentaho Data
 Integration (PDI) como plataforma para desenvolvimento e 
disponibilização de Web Services integrados com tecnologias de BIG DATA.
 Mostraremos um design pattern e uma proposta arquitetural que podem ser
 utilizadas para esse fim.

Palestrante: Gerson Tessler

Especialista em Gestão Empresarial pelo PPGA/UFRGS e Bacharel em 
Informática pela PUC-RS. Desde 2004 é Analista de Sistemas no Serviço 
Federal de Processamento de Dados do Ministério da Fazenda (SERPRO) 
atuando na Superintendência de Suporte à Tecnologia (SUPST).

Local: Serpro Porto Alegre


Assista o evento online no link http://assiste.serpro.gov.br/cisl

http://www.softwarelivre.gov.br/eventos/seminario-tecnologico-big-data/

Big Data é uma buzzword que tem atraído a atenção de empresas e governos em todo o mundo. No Serpro há empregados conhecedores de tecnologias de código aberto capazes lidar com a emergência de governo eletrônico em escala massiva.
O Seminário Online Big Data e Software Livre tem como objetivo compartilhar o conhecimento contido na empresa sobre essa #buzzword da moda com o público interessado.
O requisito fundamental é  uso de tecnologias livres e sustentáveis para atendimento da crescente demanda do Governo Federal por informação qualificada e atualizada.



08:45
Abertura do Seminário
Local: Serpro Porto Alegre

09:00
Palestra: Mineração de textos do Google News
Como utilizar o python para minerar textos do Google News.

Palestrante: Bruno da Silva Lessa
Ingressou no Serpro em 2005. Trabalhou por três anos na manutenção do PSDS, especialmente nos temas relacionados à medição e análise. Atualmente está vinculado ao escritório de projeto de Porto Alegre, onde atua na análise da performance dos projetos através do uso de ferramentas de inteligência de negócio.
Local: Serpro Porto Alegre

10:00
Palestra: Data Discovery com BigData: Inteligência Institucional para o Governo Digital
Mostrar como Software Livre pode atender a todas as necessidades de acúmulo de dados e suprimento de contextos de análise para o Governo Federal, levando em consideração a grande escala do problema.

Palestrante: Fábio Prado
Físico pela Unicamp, autor do livro Pentaho na Prática e certificado como "Pentaho BI Platform Consultant". Foi Gerente de Soluções no SAS e trabalha no SERPRO desde 2005. Atuou Projeto de Data Warehouse Pessoa Física, na área de pesquisa de novas tecnologias e desde 2010 atua no suporte à Pentaho. Participa da comunidade brasileira de Pentaho, onde inaugurou os eventos on-line com o OpenTaho em 2008. Mantém blogs sobre Software Livre (http://solucaoemaberto.blogspot.com/), Pentaho (http://geekbi.wordpress.com/) e Bonita (http://bonitasolucao.wordpress.com/). Propôs, montou e ministrou um ciclo de 4 oficinas de Pentaho no Conisli’08, que deu origem ao curso de BI com Pentaho da 4Linux, de sua autoria, e em 2015 ministrou a primeira turma no Brasil de Data Vault com Pentaho. 
Local: Serpro São Paulo

11:00
Palestra: Experiência de análise de sentimentos de Tweets usando o Amazon Elastic Map Reduce
Narrativa da experiência supracitada, levada a cabo quando do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, utilizando Map Reduce em nuvem. Apresentação técnica, dos resultados, limitações e recomendações para estudos posteriores.

Palestrante: Cleuton Sampaio de Melo Jr
Mestre em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão, pelo IBMEC RJ, arquiteto de software e escritor profissional, com vários livros e trabalhos publicados pelas editoras: Ciência Moderna e Brasport. Funcionário do SERPRO desde Março de 2009, tendo prestado o concurso de 2008 (quinto colocado).
Local: Serpro Rio de Janeiro

14:00
Palestra: Big Linked Open Data: Acelerando a Inovação de e-Gov com Big Data e Ontologias
Um dos grandes problemas do Governo Eletrônico (e-Gov) é a grande quantidade de dados (big data) que não podem ser abertas e interligadas (linked open data). Esse problema tem sido considerado um grande desafio para a evolução de e-Gov. A web semântica pode ser considerada uma das tecnologias para minimizar este problema na medida que o conhecimento é representado em um artefato computacional denominado ontologias. Esta palestra apresentará uma abordagem para acelerar a Inovação de e-Gov baseada em engenharia de ontologias, web semântica e big data.

Palestrante: Alexandre Lopes Machado
Possui doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (2013), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA (2007) e graduação em Sistemas de Informática (2001). No Serpro, desde 2005, é analista do Departamento de Informação e Conhecimento na Regional São Paulo. Recebeu o prêmio de 2º lugar no ConSerpro 2012, no tema Governo Eletrônico. Faz parte do projeto "Ontologia Governamental" da Agência de Inovação da SERPRO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Big data, Modelagem conceitual, Ontologias, Ontologia legal, Web semântica e Governo eletrônico.
Local: Serpro São Paulo

15:00
Palestra: O tsunami NoSQL: surfando com Mongo e Redis
Bancos de dados NoSQL, conceito, histórico, categorias, nuvem e utilização do mercado. Principais conceitos e operações em MongoDB e Redis, incluindo demonstração.

Palestrante: Wilson Gotti Neto
Trabalha na Cetec Brasília.
Local: Serpro Brasília

16:00
Palestra: Big Data, Data Lake e outras buzzwords que mudarão o mundo
- O que é Big Data: mainstream e vida real
- A proliferação dos “vês” e uma definição aceitável
- Duas vertentes de Big Data: NoSQL e Hadoop
- Funcionamento do MapReduce
- Hadoop no mundo corporativo
- Business Data Lake / Enterprise Data Hub
- Demonstração prática de um cluster Hadoop

Palestrante: Rodrigo Hjort
Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Banco de Dados pelo Unicenp. Atuou em projetos de desenvolvimento de aplicações, administração de bancos de dados e prospecção de tecnologias nas empresas CELEPAR e HSBC Bank France. No SERPRO, coordena pesquisas aplicadas e inovação relacionadas a Ciência de Dados. 
Local: Serpro Brasília




-- 
Secretaria do CISL


-


"Esta mensagem do SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO), empresa pública federal regida pelo disposto na Lei Federal nº 5.615, é enviada exclusivamente a seu destinatário e pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equívoco."

"This message from SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) -- a government company established under Brazilian law (5.615/70) -- is directed exclusively to its addressee and may contain confidential data, protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If you're not the addressee, please send it back, elucidating the failure."
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20150428/c9a28287/attachment-0001.html>
-------------- next part --------------
An embedded and charset-unspecified text was scrubbed...
Name: Part 2
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20150428/c9a28287/attachment-0001.ksh>


More information about the Cisl-comunidade mailing list