[Cisl-comunidade] notícia de interesse geral: CGU e SPB

Felipe Braga fbobraga em gmail.com
Quinta Agosto 27 11:33:22 BRT 2015

Concordo com a relevância do trecho referenciado pelo André:

*"[...]Foram listadas como causas para a baixa utilização dos serviços
disponíveis no Portal do SPB: o pouco apoio e suporte técnico por parte das
comunidades de software; a falta ou desatualização da documentação dos
softwares; presença de erros e instabilidade nas ferramentas disponíveis no
Portal do SPB.  A CGU também apontou a não existência, de forma estruturada
e atualizada, de informações necessárias para direcionamento e avaliação
dos resultados do programa.[...]"*

... é algo que me parece ser de grande influência de órgãos centrais, como
SERPRO, Dataprev e SLTI - é pena que a situação parece ter forte influência
político-partidária...

[]'s
Felipe

*--- Andre Felipe Machado* em *Quinta Agosto 27 09:53:43 BRT 2015*:

Olá,
O penúltimo parágrafo é incisivo e merece estudo.
Infelizmente, a maioria já foi debatida e ainda não foram criadas
soluções em escala governamental.
Por exemplo, as instituições não querem / não é conveniente / não
podem / não conseguem manter equipe interna capacitada, e preferem
contar com suporte total para o sw escolhido.
Mais ainda, querem uma solução completa turn-key ponta a ponta,
consultoria, implantação, operação e suporte.
Como suporte de comunidade não opera assim, não atende "tickets" via
fórum, ou se tem um bug tracker não operam com SLA, as instituições se
frustram porque não compreendem a cultura do software livre.
Bom, cadê as empresas de suporte em software livre e as de suporte das
soluções do spb?
Onde está o "ecossistema comercial" em torno  do  software livre?
Fica o dilema do ovo e da galinha.
É preciso haverem licitações bem formatadas de serviços em software
livre para incentivar a empresas de porte suficiente se formarem para
atenderem as necessidades das instituições governamentais.
Não se iludam, pois isso não é fácil de conseguir.
Por exemplo, a recentemente publicada no diário oficial minuciosa
licitação de data storage servers com tecnologia livre ZFS  demorou
muito para ser conquistada.
O edital e anexos podem servir de modelo para algumas outras  soluções
integradas turn-key de hardware, software, serviços 24x7. E talvez
possa ser adaptado para soluções apenas software e serviços.

Uma outra forma é usar soluções software livre hospedadas em data
centers de empresas de TI públicas.
Ainda tem os outros problemas identificados pela CGU que precisam ser
resolvidos e também, infelizmente, não são novidade.
Adiciono mais um: manter cuidado com as licenças aceitas no site.
Lembrar do caso Correio Direto, da Procergs, que virou armadilha após
uma troca de governo.

Obrigado.
André Felipe

Em 26/08/2015 16:23:27, Corinto Meffe escreveu:

>* Hoje, no decorrer do Planejamento Estratégico do CISL, me foi solicitado para disponibilizar essa notícia para todos. Vale a leitura, pois o relatório favorece aqueles que defendem o software livre e o Portal SPB.
*> >* Alguns conhecem a notícia, mas vale que mais pessoas tenham
conhecimento dessa recomendação da CGU.
*> >* CGU identifica possibilidades de economia de recursos públicos
em investimentos de softwares
*>* http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/06/cgu-identifica-possibilidades-de-economia-de-recursos-publicos-em-investimentos-de-softwares
<http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/06/cgu-identifica-possibilidades-de-economia-de-recursos-publicos-em-investimentos-de-softwares>
*> -

André Felipe Machado

CEAGO/COTSC/COSTE
As Lou Gerstner, former Chairman
and CEO of IBM, observed: 'I came to see, in my time at IBM that culture
 isn’t just one aspect of the game; it *IS* the game.'
-------------

-

"Esta mensagem do SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO),
empresa pública federal regida pelo disposto na Lei Federal nº 5.615,
é enviada exclusivamente a seu destinatário e pode conter informações
confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilização
desautorizada é ilegal e sujeita o infrator às penas da lei. Se você a
recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente,
esclarecendo o equívoco."

"This message from SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO)
-- a government company established under Brazilian law (5.615/70) --
is directed exclusively to its addressee and may contain confidential
data, protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use
is illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If
you're not the addressee, please send it back, elucidating the
failure."