[Cisl-comunidade] notícia de interesse geral: CGU e SPB

Andre Felipe Machado andre.machado em serpro.gov.br
Quinta Agosto 27 09:53:43 BRT 2015

Olá,
O penúltimo parágrafo é incisivo e merece estudo.
Infelizmente, a maioria já foi debatida e ainda não foram criadas soluções em escala governamental.
Por exemplo, as instituições não querem / não é conveniente / não podem / não conseguem manter equipe interna capacitada, e preferem contar com suporte total para o sw escolhido.
Mais ainda, querem uma solução completa turn-key ponta a ponta, consultoria, implantação, operação e suporte.
Como suporte de comunidade não opera assim, não atende "tickets" via fórum, ou se tem um bug tracker não operam com SLA, as instituições se frustram porque não compreendem a cultura do software livre.
Bom, cadê as empresas de suporte em software livre e as de suporte das soluções do spb?
Onde está o "ecossistema comercial" em torno  do  software livre?
Fica o dilema do ovo e da galinha.
É preciso haverem licitações bem formatadas de serviços em software livre para incentivar a empresas de porte suficiente se formarem para atenderem as necessidades das instituições governamentais.
Não se iludam, pois isso não é fácil de conseguir.
Por exemplo, a recentemente publicada no diário oficial minuciosa licitação de data storage servers com tecnologia livre ZFS  demorou muito para ser conquistada.
O edital e anexos podem servir de modelo para algumas outras  soluções integradas turn-key de hardware, software, serviços 24x7. E talvez possa ser adaptado para soluções apenas software e serviços.

Uma outra forma é usar soluções software livre hospedadas em data centers de empresas de TI públicas.
Ainda tem os outros problemas identificados pela CGU que precisam ser resolvidos e também, infelizmente, não são novidade.
Adiciono mais um: manter cuidado com as licenças aceitas no site. Lembrar do caso Correio Direto, da Procergs, que virou armadilha após uma troca de governo.

Obrigado.
André Felipe

Em 26/08/2015 16:23:27, Corinto Meffe escreveu:

> Hoje, no decorrer do Planejamento Estratégico do CISL, me foi solicitado para disponibilizar essa notícia para todos. Vale a leitura, pois o relatório favorece aqueles que defendem o software livre e o Portal SPB.
>
> Alguns conhecem a notícia, mas vale que mais pessoas tenham conhecimento dessa recomendação da CGU.
>
> CGU identifica possibilidades de economia de recursos públicos em investimentos de softwares
> http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/06/cgu-identifica-possibilidades-de-economia-de-recursos-publicos-em-investimentos-de-softwares

-

André Felipe Machado

CEAGO/COTSC/COSTE
As Lou Gerstner, former Chairman
and CEO of IBM, observed: 'I came to see, in my time at IBM that culture
 isn’t just one aspect of the game; it *IS* the game.'