[Cisl-comunidade] TÁ NA HORA DE TER UMA LAVA BITS

Frederico Cabral de Menezes frederico.menezes em conab.gov.br
Sexta Agosto 28 08:37:27 BRT 2015

Bom dia!

Nós aqui na Conab fizemos grande esforço no sentido da adoção de
softwares livres e de código aberto, esforço que se iniciou em 2003 com
o planejamento (escolha da plataforma, estabelecimento de critérios para
adoção de software, prospecções, justificativas). Os frutos começaram a
ser colhidos já em 2004 e ao final de 2007 estimou-se a economia de R$
10 milhões. No período seguinte, de 2008 a 2013, a economia superou 58
milhões de reais. É evidente, ao meu ver, que a economia, embora
relevante, não seja o benefício mais importante, pois acredito que a
segurança, portabilidade, estabilidade, independência, liberdade de
escolha, disponibilidade e velocidade de correção sejam características
muito mais importantes e estão fortemente presentes nos softwares livres
de código aberto.
Com todas essas importantes características presentes é incompreensível
sob os pontos de vista técnico, econômico, ético e moral que tenhamos
que assistir o descaso que a grande maioria dos órgãos públicos faz ao
não fazer uso forte da imensa gama de software livre disponível ou de
software público .
Os gestores públicos que não admitem adotar software livre e de código
aberto, ao meu ver, não deveriam estar ocupando os cargos que ocupam,
pois é seu dever zelar pela coisa pública.
O pior de tudo que o fato de muitos órgãos não adotarem, por exemplo,
uma suíte de automação de escritório livre, provoca retrocesso nos
órgãos que a adotam e que interfaceiam com estes órgãos arredios. É o
que vem acontecendo com a Conab nesse quesito, pois muitos usuários
alegam que recebem de outros órgãos documentos em formato proprietário e
quando vão utilizá-los na suíte livre se deparam com desformatação, aí
justificam precisar da suíte proprietária. Por aí vê-se que a
responsabilidade do gestor ultrapassa em muito as fronteiras do seu
órgão, atingindo, certa e diretamente, outros órgãos e a sociedade como
um todo que se vê obrigada a adquirir o software proprietário para abrir
os documentos disponibilizados nos portais públicos ou cair na
ilegalidade de utilizar sem licenciamento.
Nesse diapasão, é inconcebível que os órgãos de controle não adotem e
não auditem a si próprios e aos outros órgãos nesse quesito e também não
teçam recomendações. Todavia, como um órgão de controle pode recomendar
tal prática se ele mesmo não está aderente aos princípios que a
norteiam? Lembro-me que há alguns anos, enquanto a Conab estava no meio
do processo de migração de MS-Office para o OpenOffice (hoje utilizamos
o LibreOffice), o TCU promovia em toda a sua casa o "MS-Office Day". Aí
fica difícil!!!
Então, concluindo, falta uma série de ações coordenadas a partir da
decisão das esferas mais altas do poder público, de forma contundente,
definitiva e obrigatória.
Não precisamos mais de discurso, precisamos de ações com estabelecimento
de prazos para suas conclusões.
Estamos falando de mais de uma década, não dá pra ficar repetindo a
mesma ladainha. Estou cansado de assistir a falta de compromisso da
maioria dos gestores públicos e nenhuma reação daqueles que têm o poder
da caneta!