[Cisl-comunidade] Projeto AAMO: Chamada de colaboradores

Cleuton Sampaio de Melo Jr cleuton.melo em serpro.gov.br
Sexta Agosto 28 07:32:33 BRT 2015

Comunidade!

Que coisa feia essas notícias que estão trocando soluções livres por software proprietário. Isso me entristece muito.

Para mim, a razão fundamental disso é a cultura de "consumidor de tecnologia", reinante no Brasil. Apesar de termos excelentes cientistas, engenheiros e pesquisadores em geral, e de produzirmos tecnologia utilizada no exterior, aqui, a mentalidade reinante é de consumir tecnologia produzida fora. Nós não valorizamos o que temos.

Eu participo de vários projetos de software livre e já encontrei muitos "muros" na minha frente.

Estou disposto a remover um desses "muros", que atrasou muito um dos melhores projetos que já trabalhei, o AAMO.

Você também se revolta com isso? Gostaria de ver o software livre mais utilizado? Quer alavancar a tecnologia nacional? Então te faço um convite: Junte-se ao projeto AAMO e ajude a criar o novo framework de desenvolvimento de aplicações móveis brasileiro.

AAMO

Um framework de desenvolvimento de aplicações móveis, voltado para múltiplas plataformas, baseado na linguagem embarcada Lua, criada pela PUC-RJ.

O AAMO foi desenvolvido pela comunidade The Code Bakers, da qual eu participo.

Uma só linguagem, uma só interface, múltiplas platataformas.

Nada de complicação! Uma só metáfora! Você cria sua "tela", coloca "controles" nela. Estes "controles" respondem a eventos (por exemplo: clique de botão), e você pode associar código Lua para tratar esses eventos. Simples!

O projeto

Atualmente, o AAMO está em versão alfa, totalmente funcional, porém faltando algumas coisas. Ele possui uma IDE em fase de desenvolvimento, que permite criar toda a aplicação e executar em um Desktop, sem ter qualquer SDK mobile instalado. Depois, você exporta para a plataforma móvel desejada.

Site do projeto: http://www.aamoframework.org
(Abre com problemas em redes com filtro de conteúdo)

Código fonte: https://github.com/cleuton/aamoframework
(Exportamos do original, no Google Code, então, ainda está meio desorganizado)

Procura-se

Pessoas com disposição, coragem e vontade de mudar as coisas! Temos um roadmap para a versão 2.0 e estamos buscando colaboradores.

O AAMO utiliza as seguintes linguagens:
Java;Objective-C;C++;ANSI C;Lua (5.1);
E as seguintes tecnologias:Android SDK;Android NDK;LuaJava (1.1);iOS SDK;SQLite;
Se você tem disposição e boa vontade, então junte-se ao time! Eu te cadastro no Github e vamos promover hangouts para discutir o projeto. Aqui, você terá oportunidade de direcionar tudo!

--
Cleuton Sampaio, Analista. M.Sc.

DIDES/SUPST/STDTP/STDAC
#21 7802 / (21) 3509-7802

Participe da nossa comunidade Infraestrutura tecnológica ágil, no você.serpro!
Participe da nossa comunidade Stack ágil, no você.serpro!