[Cisl-comunidade] ministerio do planejamento abandona software livre por ferramentas proprietárias / eventos para CIO e VIP

Érico Henrique Guimarães ericohg em correios.com.br
Quinta Outubro 1 11:33:03 BRT 2015


Felipe, LAVABIT já. Concordo em gênero, número e grau. No momento delicado que vivemos, de aperto fiscal para a patuleia enquanto alguns nababos continuam chafurdando nos banquetes tripartite.

Não podemos simplesmente arregaçar as mangas e fazer sem o apoio de nossos comandantes internamente.
Deveria ser coercitivo o uso pelo menos de .ODF na Administração pública.

A tal da recomendação parece mãe dizendo pro filho levar o casaco que vai chover. Não rola!

A alta administração, que tem a caneta, tá nem aí pra economia. Não que haja esforços neste sentido por alguns abnegados, como eu, em trocar documentos em formatos .odf. Mas basta um google com CEF .doc (ou .xls) ,BB, Receita Federal e etc..  e milhares URLS com diversos documentos em formato proprietário.

O mais gastador Poder Judiciário (aliás, o gráfico a seguir ilustra quão rico o nosso país é!) muitos documentos em todas suas esferas são produzidos em formato proprietário!

[cid:part1.09020005.00030403 at correios.com.br]

O Poder Legislativo tem a mesma tendência!

But who cares? Aqui mesmo na ECT ainda fazem rollout de milhares de máquinas com Office 2013. Raramente recebo documentos em formato .odt, ods, odp! Aliás, muitos nem sabem e nem querem saber disso!

Fora os irritantes .exe. Por exemplo, os serviços de segurança bancária fornecido por bancos públicos (BB, CEF e etc..) são binários .exe. Os de java funcionam bem até o primeiro apt-get, proxy e etc..  O Cadastro Ambiental Rural<http://www.car.gov.br/#/baixar> , por exemplo, prevê uma versão para Linux mas até o momento somente para Linux.

Pronto! falei.

abs.

On 28/09/2015 08:48, Frederico Cabral de Menezes wrote:
Bom dia Jean demais técnicos e gestores!

Lamento que muitos não saiam do discurso, não arregassem as mangas e implementem em suas organizações softwares livres e de código aberto.
Vivemos no país um momento de escassez de pessoas comprometidas com a preservação do erário.
Tal situação é entristecedora e, o que é pior, os não comprometidos atrapalham, sobremaneira, àqueles que querem fazer alguma coisa em prol do bem público.
Aqui na Conab temos um dos mais amplos e profundos Casos de Sucesso na implantação de Software Livre. Todavia, no que tange ao ferramental de automação de escritório sofremos alguns reveses sob a justificativa de dificuldades no intercâmbio de informações, destaque para a troca de arquivos que resta prejudicada em função da incompatibilidade de formatos proprietários quando abertos em suítes de escritório livres ou vice e versa. Se ao menos o intercâmbio de arquivos fosse peremptoriamente obrigatório, a situação em questão seria deveras minimizada, pois assim não alimentaria o discurso da desformatação de arquivos vindos de outros órgãos ou pela não aceitação de arquivos em formato aberto por aqueles órgãos.
Logo meus caros, vamos parar de prosopopeias, colocar as mãos à obra e realizar, posto que o modelo que inclui software livre privilegia o trabalho e não o atravessador que apenas ganha com a venda de softwares proprietários, gera emprego e renda distribuída, alimenta o mercado e dá mais chances para o desenvolvimento interno.
Por todo o exposto, quando vejo retrocessos em determinados órgãos não me vem outra coisa à cabeça, senão pensar que existem gestores e técnicos cooptados por grandes empresas. Tais indivíduos não são dignos do cargo que ocupam.
Obrigado pela atenção e peço a reflexão para o mal que iniciativas que se afastam da preservação da coisa pública estão causando à Nação.

Atenciosamente,

Frederico Cabral de Menezes
Companhia Nacional de Abastecimento - Conab

On 25-09-2015 17:35, Jean Rodrigo Ferri wrote:
On 25-09-2015 10:56, Andre Felipe Machado wrote:
As empresas de software proprietário já parecem ter aprendido que basta convencer umas poucas pessoas em cargos chave.
Quando é que o movimento de software livre vai aprender isso também?


Atualmente o Movimento de Software Livre está mais preocupado em restringir o uso à GPL, radicalizar opiniões do Stallman, segregar OSIstas, Ubuntistas, usuários de serviços web como o GMail, Twitter, Facebook, etc... Seguindo sua linha de raciocínio, está na direção oposta ao que você sugere, nada de convergência.

Abraço,





_______________________________________________


Portal do CISL: www.softwarelivre.gov.br<http://www.softwarelivre.gov.br>
_______________________________________________
Cisl-comunidade mailing list
Cisl-comunidade at listas.softwarelivre.org<mailto:Cisl-comunidade at listas.softwarelivre.org>
http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/cisl-comunidade


--

[ect]
Érico Henrique Guimarães
Analista de Sistemas Sênior
Matr.: 8012447-0
RJ/GESIS
ericohg at correios.com.br<mailto:ericohg at correios.com.br>
(21)2503-8077

________________________________

AVISO LEGAL

“Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) a quem é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se você não for destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, por ser ilegal. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, peço que me retorne este e-mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle. Fica desprovida de eficácia e validade a mensagem que contiver opiniões particulares e vínculos obrigacionais, expedida por quem não detenha poderes de representação por parte da ECT.”

"This message is intended only for the person to whom it is addressed and may contain confidential and/or legally privileged. If you are not a recipient of this message, it is now notified of refraining to disclose; copy; distribute; examine; or in any way use the information contained in this message because it is illegal. If you have received this message in error, please I ask to return this email, promoting as soon as possible the elimination of its content in database, records or system control. It is devoid of effective and valid message that contains the private opinions and dividend bonds, issued by those not holding powers of attorney by the ECT."
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20151001/46ef1137/attachment-0001.html>
-------------- next part --------------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: jejjgjhe.png
Type: image/png
Size: 147124 bytes
Desc: not available
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20151001/46ef1137/attachment-0001.png>
-------------- next part --------------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: logo_ect.jpg
Type: image/jpeg
Size: 13693 bytes
Desc: not available
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20151001/46ef1137/attachment-0001.jpg>


More information about the Cisl-comunidade mailing list