[Cisl-comunidade] Evento sobre licenciamento de conteúdo [Prefeitura de São Paulo - SP]

lfl em soeiro.com.br lfl em soeiro.com.br
Sexta Outubro 2 11:20:06 BRT 2015

Excelente ideia da prefeitura. Aproveitei para postar lá minha opinião,
a qual peço licença aos senhores para postar aqui também, devido à
pertinência para nossa lista:

Não é necessário complicar demais o tema. Basta definir os tipos de
material produzido ("conteúdo") segundo os respectivos dispositivos
legais de proteção ao qual são submetidos. Assim sendo:

1. Materiais sujeitos a direitos autorais. As licenças permitem o uso
irrestrito, inclusive comercial e de alterações com a única ressalva de
que o produto resultante também tenha que usar uma licença igual. Na
prática, o prestador de serviços pode cobrar pelo serviço prestado em
cima dos dados do estado, mas não pode impedir que terceiros usufruam
dos dados resultantes da mesma forma.

1.1 Para textos, imagens, vídeos, sons e demais criações artísticas
seriam adotadas as licenças que exigem reciprocidade (copyleft) tais
como a CC-BY-SA Creative Commons Atributtion Sahre Alike), conhecida
internacionalmente pela comunidade artística e científica.

1.2 Para programa de computador poderiam ser adotadas licenças que
exigem reciprocidade (copyleft) tais como a GNU GPLv3 ou superior, já
conhecida internacionalmente pela comunidade de software livre.

2. Materiais sujeitos à lei de patentes. O estado poderia utilizar uma
licença no estilo da CC-BY-SA.

2.1 o Brasil não possui nenhuma lei a respeito de patentes de software,
mas mesmo que infelizmente venha a reconhecê-las, a licença GNU GPLv3
cobre todos os casos a contento.

3. Materiais sujeitos à lei de registro de marcas. Uma licença no estilo
CC-BY-SA atenderia muito bem, haja vista ser uma licença muito utilizada
nos meios gráficos.

Abraços,

Luís Fernando

Em Thu, 1 Oct 2015 08:22:34 -0300, Felipe Braga escreeu: